Quando se está aprendendo o idioma inglês muitas dúvidas surgem. A mais comum entre ela, é saber se você está realmente aprendendo o idioma inglês, se está evoluindo nos estudos. Para sanar a dúvida de todos os estudantes, decidimos elabora essa texto com dicas de como identificar se você está aprendendo o idioma inglês de forma correta e eficaz. Confira!
Olá, leitor!
Sabe-se que para estudar inglês é necessário dedicar tempo e muito empenho. Afinal, o processo de aprendizagem não ocorre do dia para a noite e nem pode ser encerrado. Quem começa a aprender sempre deve praticar para não deixar de evoluir.
Contudo, muita gente se pergunta se está aprendendo o idioma inglês de verdade. Se os métodos de estudo escolhido está surtindo efeito e todas essas coisas.
Índice deste artigo
Aprendendo o idioma inglês: paciência é a chave de tudo!
Após alguns meses de estudo, já é possível saber algumas construções básicas da língua, como perguntas e respostas curtas no tempo passado ou no presente. Entretanto, nos vem a sensação de que estamos decorando e que se esquecermos qualquer palavra-chave como o auxiliar “Do”. Pronto, não sabemos mais como proceder. Não sabemos se estamos realmente aprendendo o idioma inglês ou não. Ainda mais quando alguém nos pergunta algo em inglês e nos preocupamos tanto em falar corretamente que ficamos bloqueados e desta forma, pensamos não estar aprendendo de verdade.
Nessa hora é preciso ter paciência, isso não quer dizer que seus estudos têm sido em vão. Mas apenas que o nervosismo pode atrapalhar sua confiança em se comunicar. Não se deixe desmotivar, no começo é assim mesmo. Vamos engatinhar no idioma, ficar pensando muito para falar algo. Porém, conforme nos desafiarmos a falar, a escrever e a ler, maior a chance de reverter esse bloqueio.
Mas como, realmente, saber se você está aprendendo o idioma inglês? De maneiras simples podemos notar a nossa evolução e hoje temos cinco situações em que isto é possível.
Compreender vídeos através do listening
Essa é uma ótima forma de saber se você está aprendendo o idioma inglês. Tantas vezes a gente se cobra a perfeição que nem consegue perceber pequenos avanços, e se percebe não dá a devida valorização.
Os vídeos que vemos, sejam eles filmes, séries, documentários, ou de canais do Youtube, podem nos ajudar muito a notar se estamos no caminho certo e se estamos aprendendo o idioma inglês.
Vamos observar que quando se fala em compreensão não deve se pensar que é necessário assistir a filmes sem legenda e entender tudo. Não é disso que se trata.
Às vezes você pode estar distraído por um instante e ouvir uma frase como “What’s the problem?”, “Let’s go” ou ainda um “You are crazy” e além de reconhecer o que foi dito, também é capaz de saber o que significa.
Se fizermos uso de vídeos em inglês, mais e mais vezes esta situação se repetirá, pois algumas frases sempre são repetidas. Principalmente em séries em que uma determinada personagem possui bordões ditos sempre, como o “How you doing?” do Joey na aclamada série Friends.
Este capacidade de ouvir e compreender não é para qualquer um. S se você já capaz de fazer isto com mais facilidade, significa que está aprendendo o idioma inglês de forma correta.
Prática de conversação
Praticar o speaking é um pesadelo para a maioria das pessoas. Principalmente quando se está aprendendo o idioma inglês na fase iniciante. Parece que tudo que se quer dizer fica ecoando no cérebro em busca de alguma tradução que faça sentido. Isto ocorre principalmente pelo vocabulário do aluno ainda se restringir a poucas palavras. Pensamos uma sentença super elaborada em português para tentar traduzir em nossa mente pro inglês e depois falar.
É claro que teremos um bloqueio contínuo porque temos a mania de querer ser perfeitos. Mas não saber falar frases complexas em inglês não significa que você não sabe o idioma. Apenas que está em constante evolução. Alguma frase você falará e muitas das frases que ouvir também serão compreendidas e esta é uma sensação muito boa. Alguém está falando com você em outro idioma e você é capaz de entender, nem que sejam poucas coisas.
Alguns alunos, inclusive, reclamam que entendem melhor do que falam a língua. Pois bem, ainda que seja mais difícil falar com confiança, se você pode ouvir o que o outro diz e isto faz sentido, mostra que você sabe o inglês, só precisa praticar mais certas habilidades.
A prática de conversação é sem, dúvida, a mais importante. Pois não aprendemos um idioma para ficarmos feito parte da mobília de uma casa. Aprendemos para nos comunicar através da fala, da verbalização. Se você encontrar um estrangeiro e ele iniciar um diálogo, não precisa fugir, fique calmo e aproveite a experiência.
Prática de leitura
Sabe a alegria de uma criança quando está aprendendo a ler? É ver uma placa e poder falar a alguém o que está escrito. Quando isso acontece, a pessoa que está perto costuma dar os parabéns e incentivar a falar de outras placas. É a mesma coisa de quando se está aprendendo o idioma inglês.
É isso que você deve fazer consigo mesmo(a), se permitir ficar feliz por cada nova descoberta. E se motivar cada vez mais. Sabe quando você vê uma frase em inglês na camiseta de alguém e sabe exatamente o que significa? Isto já mostra que você está aprendendo o idioma inglês.
A leitura pede muito de nós, não só na questão da concentração, mas de compreensão também. Não se maltrate ao tentar ler textos complexos em inglês se você ainda estiver no começo do processo. Isso só vai te fazer pensar que você não consegue, que é difícil demais. Em vez disso procure um HQ, um livro infantil em inglês, na internet há vários para download. As frases serão mais simples e aí você segue no seu passo. Com certeza vai saber compreender muito do que está lendo e ver que você está realmente aprendendo o idioma inglês.
Ao passo que se tornar fácil demais compreender determinadas histórias, vá optando por aquelas que forem um pouco mais desafiadoras. Até que um dia consiga ler uma entrevista, um livro literário de muitas páginas ou mesmo um artigo científico.
Testes online
A internet deveria ser considerada uma das maravilhas do mundo. Isso porque é tanta vantagem que podemos ter ao acessá-la, que chega a ser inacreditável.
Não só podemos aprender inglês com sites, blogs, plataformas, vídeo-aulas, como também é possível testar o seu conhecimento. Assim, você garante se está mesmo aprendendo o idioma inglês.
Há diferentes testes online, alguns de forma mais estruturada, se utilizando de frases para completar com os verbos certos, preposições, substantivos etc. Com estes é possível ver sua evolução principalmente na parte gramatical, que costuma ser a mais difícil e chata.
Outros testes são interativos e permitem soluções através de jogos dinâmicos, muito mais divertidos. Que permitem que você possa conferir seu conhecimento e se divertir ao mesmo tempo.
Há também os testes de nivelamento, que você pode realizar caso já tenha estudado o inglês um tempo atrás e não saiba mais se precisa iniciar do básico ou seguir para o intermediário, por exemplo. Estes testes também são bons pra saber se você já pode procurar material do nível seguinte ao seu, caso você estude por conta própria.
Caso você perceba que possui muitos acertos em apenas um conteúdo, os testes podem te ajudar a ver o que é importante e você ainda não sabe ou o que pode ser estudado melhor. Contudo, com eles você poderá perceber que está aprendendo o idioma inglês.
Começar a pensar em inglês de forma inconsciente
Uma grande exposição ao idioma que se quer aprender é primordial. Seu cérebro vai se acostumando com a língua, vai armazenando as frases que você mais lê ou fala, de forma totalmente natural.
Muitas das vezes você pode perceber que quando está focado em ouvir uma música ou um filme para compreender o inglês, se alguém por perto começa a falar em português, você chega a não entender por causa da sua concentração, e isso é um ótimo sinal.
Em conversas usando sua língua materna, poderá notar a facilidade em que você começa a introduzir palavras inglesas. Como um “what”, “why”, “whatever”, “never”, “sorry”, “really”, “thanks” e isto só para começar. Logo depois virão frases, expressões, gírias.
E você não faz isso porque sente necessidade de mostrar que sabe inglês, bom pelo menos é o que se espera, faz porque de certa forma, o seu pensamento foi exatamente aquele. Um pensamento natural, sem ter tido que traduzir a palavra mentalmente para depois falar.
Outra situação engraçada é quando estamos sozinhos e os pensamentos em inglês aparecem, às vezes em conversas mentais que costumamos criar, outras vezes quando estamos conversando com nós mesmos.
É um processo passo a passo, que te permite ver claramente o quanto a língua inglesa já está presente no seu inconsciente, uma vez que quanto mais automático ocorrer um pensamento, maiores são os avanços que você já obteve. E você notará que realmente está aprendendo o idioma inglês.
Busque sempre estudar e se planejar, utilizar vários meios para aprender, não ter vergonha de errar e não se negar a oportunidade de conversar com alguém que saiba um pouco mais sobre o idioma. Sempre que puder também faça algum teste para observar quais são as suas falhas e verificar se está mesmo aprendendo o idioma inglês. Mude a forma como você encara o inglês, acima de tudo, não o veja como um obstáculo a ser superado, mas sim como a própria um caminho a se percorrer para superar obstáculos.
A cobrança de ser bom deve existir e é saudável, mas a busca pela perfeição, por outro lado, tende mais a atrasar o processo da aprendizagem do que auxiliar. Pois o erro não deve ser motivo de desmotivação, ele é válido por é algo que faz parte da prática. Quem não erra, provavelmente, não está estudando como deveria.
Esperamos tê-lo ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!