Olá, leitor!
Muita gente se pergunta se é possível aprender um idioma usando o Google. A resposta para essa pergunta é afirmativa, por mais incrível que se pareça. Isso porque o Google possui uma série de ferramentas incríveis que pode ajudar as pessoas a aprender qualquer idioma.
Contudo, mesmo sendo possível aprender um idioma usando o Google, é preciso que o estudante saiba utiliza bem essa ferramenta. Como também, aprenda todos os truques e possibilidades que o Google pode oferecer.
Portanto, pensando em ajudá-lo nessa empreitada, o texto de hoje tem como finalidade de orientar e ensinar todas as possibilidades que o Google pode oferecer a você que quer aprender um novo idioma.
Aprender um idioma usando o Google vai além de pesquisas
Na jornada para a fluência, você pode pensar no Google como uma estrada. Você o usa para chegar a lugares importantes, como cursos de idiomas ou materiais de estudo. Contudo, essa ferramenta vai muito além disso.
O Google pode extrair todas as informações em centenas de idiomas encontrados on-line. Isso porque ele é construído sobre algumas das tecnologias mais sofisticadas existentes, todas com o objetivo de conectar pessoas e ideias de todo o mundo.
Você só precisa conhecer os recursos e truques de pesquisa certos para colocar tudo isso em uso para seus estudos de idiomas. Então, veja como desbloquear o potencial do Google para a fluência no idioma estrangeiro.
Dicas de como aprender um idioma usando o Google
As dicas que serão passadas a seguir, servem para todos os estudantes que querem aprender qualquer idioma a qualquer momento. Basta apenas seguir as instruções e não perder nenhuma dessas dicas incríveis. Confira!
Use a pesquisa de imagens para aprendizagem visual
Qual é a diferença das palavras balde de lixo e lata de lixo (trash can e trash bucket, em inglês)? Ou, então, a diferença entre as palavras poltrona e poltrona reclinável (armchair e reclining chair, em inglês)? Existe uma linha tênue entre as palavras, os seus significados e os objetos. Sendo assim, nesses casos, é mais válido trabalhar com o aprendizado visual em vez de decorá-las pelo dicionário.
Isso porque palavras para objetos físicos às vezes podem ser perfeitamente claras para falantes nativos. Contudo, enlouquecedoramente difíceis de definir para os não nativos. Como aprendiz de idiomas, isso pode dificultar a construção de uma base de vocabulário na qual você confia.
Então, em vez de memorizar as definições do dicionário, tente adicionar imagens do Google ao seu regime de construção de vocabulário. Basta procurar uma palavra estrangeira que esteja aprendendo e você verá rapidamente como os resultados da imagem podem fornecer uma compreensão mais precisa e com mais nuances.
Faça alguns flashcards ou uma lição de vocabulário em que você está trabalhando e veja quais descobertas o Google Images traz para você. Portanto, essa é a primeira dica para você aprender um idioma usando o Google.
Use a “Pesquisa em sites” para ver tirar dúvidas de vocabulário e expressões
Quando estamos em dúvida se uma palavra está aplicada no contexto exato, podemos utilizar o Google para se certificar. Basta apenas você colocar a palavra entre “aspas” e pesquisar as aplicações dela. Se a palavra em questão tiver menos que 500.000 mil resultados, é praticamente garantido que ela está aplicada de forma errada.
O mesmo serve para expressões e até mesmo verbos frasais. Isso porque quando a palavra ou a expressão está correta, deve existir diversos resultados sobre ela, muitos mesmo.
Existe também o truque para procurar palavras e expressões específicas em sites. Por exemplo, se você acompanha um bom site de inglês ou blog, você coloca a sua dúvida na barra de pesquisas do Google e, em seguida, coloca o nome do site entre parenteses. Assim, você encontrará todas as vezes que essa palavra ou expressão foi mencionada no site, inclusive, os textos sobre esse assunto.
Basta digitar “site:” e o nome de um site, além do que estiver procurando. Em seguida, os resultados que surgem serão restritos a esse site. Essa é uma ótima maneira de procurar postagens de um autor em um blog, por exemplo. Ou encontrar todas as vezes em que um país é mencionado em uma publicação de notícias.
O Google Tradutor, sendo bem utilizado, pode ser um aliado
Muitos estudantes de idiomas criticam o Google Tradutor, e não sem razão. Pois, todo mundo já ouviu falar dos resultados hilários e imprecisos que pode surgir. Isso porque o tradutor dessa empresa é uma ferramenta passível de falhas, mesmo com as constantes melhorais no sistema de inteligência artificial.
Sendo assim, ninguém deve usá-lo como seu único recurso de aprendizagem. Ou como único recurso para se fazer uma tradução, por exemplo. Contudo, se você tiver cuidado com esses erros e souber um minimo do idioma que quer aprender, o Google Tradutor poderá preencher uma lacuna importante no aprendizado de idiomas.
Quantas vezes você se esforçou para entender um longo artigo no seu idioma de destino? Da próxima vez que isso acontecer com você, coloque-o no Google Tradutor para obter a essência do texto com a tradução. Como você pode ver os dois textos lado a lado, você pode conectá-los mentalmente e começar a aprender os padrões. Ou, simplesmente, conseguir entender do que se trata o texto e o interpretá-lo mesmo que seja minimamente.
Você pode até passar as frases com o mouse e ver a tradução relevante acender do outro lado! Portanto, não se preocupe, não é trapaça usar um tradutor de máquina. Quando usado corretamente, é um passo em direção ao conforto com as estruturas, os ritmos e as palavras comuns em seu idioma de destino.
Verifique se as palavras ou expressões estão corretas na barra de pesquisa do Google
Este é provavelmente o maior segredo, mesmo sendo simples, para se aprender um idioma usando o Google. Isso porque, ao pesquisar a palavra e expressão na barra do Google, se ela estiver com erros de grafia, o Google o avisará e apresentará a alternativa orreta a vocês.
Dessa maneira, você pode verificar quando estiver em dúvida acerca da grafia de uma palavra ou expressão no idioma em que quer aprender. Isso acontece porque os mecanismos de pesquisa, como o Google, são máquinas de reconhecimento de padrões e análise de padrões altamente poderosas. E por falar em padrão, essa é a palavra-chave para tudo isso! Vamos explicar:
Todas as línguas do mundo são baseadas em padrões, utilize isso!
De sistemas de som a conjugações verbais e declinações adjetivas, todas as línguas do mundo seguem regras e padrões previsíveis. Então, você pode tirar proveito disso através de pesquisas estratégicas no Google em idiomas estrangeiros.
Digamos que você não tenha certeza sobre uma construção gramatical específica. Basta digitá-lo no Google e ver se você recebe uma alternativa sugerida ou se vê versões diferentes nos primeiros resultados.
Para reduzi-lo, coloque a pesquisa entre aspas e o Google procurará a frase exata em toda a Internet. Isso também ajudará a filtrar os sites que estão escritos inteiramente no seu idioma de destino.
Se você obtiver poucos resultados (digamos, menos de 500.000), saberá que sua frase está errada. Se for uma frase curta, mas incorreta, você pode encontrar a versão correta nos resultados da pesquisa ou como sugestões na parte inferior da página.
Encontre livros didáticos e literários para estudar através do Google
Muitas pessoas nunca ultrapassam as guias de imagens, mapas e vídeos nos resultados do Google. Contudo, para se aprender um idioma usando o Google, é preciso ir além! E nada melhor que aprender um idioma do que lendo.
Entretanto, algumas pessoas também reclamam que encontram dificuldade em encontrar materiais na língua que quer estudar. Porém, existem um enorme índice de livros publicados e trabalhos acadêmicos no Google, totalmente gratuitos. Você sabia?
O Google Acadêmico e o Google Livros têm muito material de domínio público!
O Google Livros permite pesquisar o texto de milhões de livros publicados, desde livros estrangeiros raros e esgotados até os mais recentes best-sellers. Tem um livro na sua prateleira que você praticamente conhece de cor? Veja se você pode encontrá-lo online em seu idioma de destino e começar a aprender por aí!
E se você for linguisticamente inclinado, não há recurso melhor do que o Google Scholar para artigos acadêmicos aprofundados. Algumas delas estão bem acima da média, exigindo uma maior habilidade no idioma a ser estudado, contudo, existem também outros muito mais fáceis.
Seja um turista linguístico através do Google
Ao viajar para um país estrangeiro, você pode entrar em pânico ao perceber que esta rodeado por uma língua que não domina. Em algumas situação, você ainda pode ficar distante até mesmo de indicações visuais de algumas coisas e sem nem mesmo ter nada de inglês escrito por perto para ajudar a orientá-lo.
Portanto, antes de ir a algum novo país, procure alguns dos lugares que você visitará ou sonhe visitar no Google Street View e veja como é estar cercado por texto em idioma estrangeiro o tempo todo. Verifique as definições das palavras mais comuns que você vê em placas de rua ou nomes comerciais. Aprenda o vocabulário básico para se comunicar com as pessoas, pelo menos. Oriente-se e planeje a sua viagem!
Esta é uma maneira fantástica de mergulhar na sua língua-alvo a partir de casa . Além disso, é divertido e um ótimo motivador de estudo! Isso faz com que a sua linguagem pareça mais relevante e possa até inspirar alguns planos de viagem, se você ainda não os tiver.
E se você tiver uma viagem reservada, o turismo do Street View deixará você menos intimidado e mais preparado para aproveitar suas viagens quando estiver lá. Por isso, não deixe de usar nenhuma dessas dicas incríveis de como aprender um idioma usando o Google sem sair de casa!
Esperamos tê-lo ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!