Existem muitas formas se aprender inglês com blogs. Sendo assim, separamos algumas dicas de como melhorar seus estudos através dessa ferramenta, como também, dicas de blogs cheios de materiais para auxiliar nos seus estudos.
->
Para todos os interessados em aprender inglês com blogs, ou, então, está querendo aprender sozinho, essas dicas serão ideias para você.
Para aprender inglês é necessário se empenhar e se dedicar aos estudos. Como também, utilizar-se de todos os recursos e ferramentas que os blogs podem proporcionar.
Por isso, antes de ver nossas dicas dos blogs mais completos para se aprender inglês a internet, falaremos sobre maneiras de aprender o idioma inglês utilizando os blogs.
Índice deste artigo
Como aprender inglês com blogs de forma rápida e eficaz?
Quando pensamos em aprender inglês online, as mais diversas ideias aparecem na nossa mente. Às vezes, acabamos deixando passar uma ideia simples e bem proveitosa.
Sim, é realmente possível aprender inglês com blogs. Contudo, para isso, o estudante tem que se empenhar nos estudos e aproveitar todos os recursos disponíveis nesses sites.
Isso porque os blogs são ótimas ferramentas de estudo. Você pode aprender com blogs porque nesses sites encontrará audiolivros, aplicativos, livros, exercícios, cursos online, podcasts etc. enfim, são muitas as opções e ferramentas que os blogs podem proporcionar aos estudantes.
Como exatamente funciona o aprendizado com blogs?
Pode ser que você se assuste, pois, trata-se de algo novo, um método diferente. Porém, ao estudar inglês através dos blogs você passa a ter acesso a diversos materiais diferentes.
Através dos blogs, é possível aprender todas as quatro habilidades de aprendizado de um idioma (fala, escrita, audição e leitura). Muitos desses sites propõem forma inovadoras de ensino. Além de dicas de estudo sobre gramática, conversação, leitura, gírias, expressões, etc.
Com esse método, o estudante passa a falar e ler mais em inglês e, assim, começa a pensar em inglês – um dos principais passos para se tornar fluente em língua inglesa. Desse modo, seu aprendizado tem fortes chances de ser muito funcional, depende apenas do seu esforço.
Como aplicar essas dicas nos meus estudos?
Primeiramente, para aprender inglês através dos blogs, você deve ter em mente os seus objetivos, tais, como: as metas preestabelecidas, os principais pontos de estudo, cronogramas e todo o planejamento da sua rotina de estudos.
Quando você já tem uma noção do que deseja, a parte de encontrar algo adequado as suas necessidades fica mais fácil. Isso porque a noção de coisas a serem procuradas já existe. E isso reduz o trabalho em 50%. Já que desse modo você descarta o que não quer e a sua busca fica mais objetiva.
Você deve olhar os mais diversos blogs e escolher os que mais lhe interessam. Não foque em apenas um, não se acostume demais com um só estilo. Às vezes podemos encontrar explicações mais fáceis em outros lugares, mas não precisa descartar nenhuma opção. Apenas aprender a combinar os dois e encontrar um equilíbrio.
Faça um cronograma de estudos e vá estudar nesses blogs. Mantenha-se em contato constante com o idioma, pelo menos 15 minutos por dia. Isso é muito importante, por mais pouco que seja, praticar todos os dias é fundamental!
Leia também o post: Como aprender inglês com Duolingo
5 blogs completos para você aprender inglês
ENGLISH EXPERTS é um recurso essencial para qualquer pessoa que aprende ou ensina Inglês no Brasil. Foi o primeiro grande blog ESL brasileira. Desde então, ele tem sido um recurso inestimável para várias pessoas. Tem uma visão de aprendizagem de Inglês com que realmente nós identificamos (com foco em colaboração, contato diário, comunidade / relacionamentos e auto-aprendizagem). Esses caras estão constantemente desafiando seus seguidores a serem melhores. Algumas das ferramentas que eles possuem, são:
O BLOG que inclui artigos perspicazes, dicas e uma corrente constante de conselhos úteis e de apoio para os estudantes de Inglês, tudo isso vindo de pessoas que são de fato “experts” (especialistas) em Inglês. O FÓRUM que inclui falsos cognatos, as letras de músicas, informações sobre estudar no exterior e dicas de português para estrangeiros (e muito mais). O CHAT, que permite que você converse, divirta-se e conheça pessoas do mundo todo, além de vivenciar o Inglês em um contexto mais social.
Grande parte do conteúdo é escrito pelo fundador do projeto, Alessandro Brandão (Um autodidata fluente em Inglês de Minas Gerais). Junto com uma seleção de professores de Inglês colaboradores (incluindo muitos falantes nativos de inglês). Todos contribuem voluntariamente com posts. Deem uma conferida no English Experts, você não se arrependerá.
Sobre English Experts nas suas próprias palavras: o English Experts é um projeto colaborativo voltado para o aprendizado do inglês, o conteúdo do site é mantido por uma comunidade de professores, estrangeiros e principalmente de estudantes – todos atuando de forma voluntária. O EE não é um curso de inglês tradicional (exemplo lição1, lição 2 etc), nosso objetivo é auxiliar os estudantes através do contato diário com o idioma.
Tecla SAP é mais um blog realmente impressionante e uma comunidade que é uma referencia. O fundador do site, Ulisses Wehby Carvalho, trabalha nesse projeto de várias formas praticamente desde o surgimento da internet (1999), e sua ampla experiência mostra isso. Ele faz um trabalho fenomenal proporcionando dicas para o aprendizado do Inglês extremamente úteis, concisas e divertidas para alunos brasileiros de todos os níveis, além de professores também.
Uma das minhas coisas favoritas sobre esse site são as pequenas dicas que tornam a experiência do aprendizado bastante direta e descontraída. Por serem bastante breves e consistentes, tornam-se parte de sua rotina diária. Esse site é uma prova de que com 13 anos de dedicação diária e apaixonada a alguma coisa, você, sem dúvida alguma, chegará à maestria do idioma. Tecla SAP também tem muito “street credit,” ou seja, é bastante conhecido e reconhecido, incluindo uma visita ao programa do Jô Soares (Ulisses, o criador do site também é tradutor/intérprete de grande renome).
INGLÊS NA PONTA DA LÍNGUA definitivamente merece nossa atenção e reverência, por ser um incrível e muito útil recurso para o aprendizado de Inglês.
Em primeiro lugar, pelo simples fato que a quantidade e qualidade, além de ampla área de conteúdo desse blog e comunidade, realmente é impressionante. Você pode, literalmente, se perder nesse site por horas e dias.
Em segundo lugar, como o próprio livro escrito pelo fundador, o site é um tipo de “auto-ajuda” para vivenciar o aprendizado de Inglês, que é para deixa-lo se sentindo melhor, mais produtivo e inspirado após ler esse material. Após ter lido, você se sentir mais fortalecido para continuar aprendendo. Confira algumas das ferramentas disponíveis nesse blog:
INPL foca muito na colocação tanto no livro quanto no conteúdo, o que é um aspecto cultural muito importante do idioma. Nessa área, eles fazem um grande trabalho fazendo algo que poucos são aptos a fazer, o que é tornar um tópico complexo e difícil, em algo simples e acessível.
INPL é extremamente útil não apenas para estudantes de inglês, mas também para professores. Eles têm uma seção “Como se pronuncia?” (“how do you say?”), além das seções de “expressões”, “gramática” e “vocabulário”, mas minha parte favorita é o seu podcast. Inglês Na Ponta da Língua é meu podcast de EFL preferido (o que é um podcast?), e tenho usado cada vez mais na sala de aula. O último podcast, por exemplo, foi uma explicação muito clara, útil e prática do “Beach” vs “Bitch”, um problema que os brasileiros costumam ter sobre a pronúncia da vogal.
SOBRE O FUNDADOR: Denilson de Lima fundou Inglês na Ponta da Língua após publicar seu primeiro livro (também chamado de Inglês na Ponta da Língua) em 2003.
E por fim, mas não menos importante, há um blog que transfere credibilidade online no trabalho que faz chamado Inglês na Rede. Apesar de eu não conhecer muito o trabalho do jovem que toca esse projeto, chamado Renato, sempre há coisas interessantes para se ver por lá. Inclusive o blogueiro posta coisas de outros blogs estrangeiros que ensinam a língua inglesa.
Um outro blog de Inglês que recomendo você ficar ligado é o da Carina Fragozo chamado English in Brazil o qual também faz um excelente trabalho seguindo a linha de trabalho dos outros blogs de Inglês que citei (e a nossa, claro). A Carina é da área de letras então sempre tem algum conhecimento super interessante a agregar aos alunos de Inglês. O canal dela no Youtube é mais movimentando que o blog, então além de se inscrever no canal do Inglês no Teclado no Youtube, indico que você se inscreva no canal da Carina Fragozo (English in Brazil).
Outras opções de blogs para se aprender inglês
Contudo, apesar de selecionarmos os blogs acima devido a quantidade de ferramentas que eles disponibilizam aos seus usuários, existem outros que também são muito bons. Confiram:
Adir Ferreira: Adir é autodidata, professor de inglês, e dá muita dica de expressões idiomáticas.
Ana Scatena: a professora/tradutora dá dicas de sites, ensina e comenta sobre o universo do inglês;
Aprendendo Inglês: publica muitas dicas de vocabulário e expressões. Você também pode se inscrever para receber materiais de leitura e áudio;
Domine Inglês: Tim é o “rei dos phrasal verbs”, e, junto com sua equipe, dá dicas ótimas e bem humoradas sobre várias expressões. Ah, eles são americanos, mas moram no Brasil faz tempo;
Easy as Pie: coleção de links relacionados a inglês;
English Caffe: parou de ser atualizado no início de 2010, mas o arquivo feito por Paulo Lourenço com dicas de expressões e de como estudar está lá;
English – it’s now or never: blog da Iramaia Loiola, onde ela vai conversando com o leitor e escrevendo sobre as expressões, ditados e gírias que descobre a cada dia.
Inglês com Rock: Diego Cassiolato usa letras de rock songs para discutir e ensinar expressões do inglês.
Inglês para Leigos: Ueritom dá dicas de gramática, fala de curiosidades e usa letras de música para ensinar;
Inglês Pra Quê: Não é atualizado desde 2009, mas o arquivo de dicas de Levy Carneiro sobre vocabulário, idioms, phrasal verbs e mais continua por lá;
Inglês pra Valer: Marcia Cardoso tem uma escola de inglês, mas em seu blog ela explica como dizer coisas como “Tô numa correria” e “Vale a pena”.
Transparent Inglês: esse é outro local na web onde o professor Adir Ferreira dá dicas de inglês.
Esperamos tê-los ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!