Olá, leitor!
Muitos pensam que aprender inglês sozinho é uma tarefa difícil. Na verdade, é necessário sim um pouco de esforço e dedicação. Contudo, não é impossível conseguir estudar e aprender a língua inglesa por conta própria.
As pessoas desejam aprender inglês para os mais distintos objetivos. Seja para melhorar na carreira, se encaixar no mercado do trabalho com um diferencial ou até mesmo viagens ao exterior para conhecer outras pessoas ou apenas por comodidade e gostar de aprender novos idiomas.
Mas sempre existem aqueles que necessitam aprender isso num espaço de tempo mais curto. Normalmente, devido ao trabalho ou a viagens. Ou talvez os custos também impliquem nessa decisão, pois cursinhos de inglês são caros. Ou não tendo tempo para ir as escolas de inglês.
Enfim, tanto faz o motivo. A questão é que é possível aprender inglês sozinho. Então, preparamos esse post sobre esse assunto. Desse modo, você vai conseguir se virar no idioma de forma independente quando acabar a leitura desse artigo.
Afinal não é segredo que no mercado de trabalho ter inglês no currículo faz uma diferença. Quando você tem as oportunidades se mostram maiores e melhores. Também ampliam suas chances de crescer dentro da sua área. Aumentado assim suas oportunidades.
Fique atentos às dicas que virão a seguir, pois, além de ensinar maneiras de se aprender outro idioma por conta própria, você encontrará soluções para os principais problemas de se aprender inglês sozinho.
Índice deste artigo
- Aprender inglês sozinho é realmente possível?
- Quais são os principais pontos para aprender inglês sozinho?
- Quais são os problemas encontrados na hora de aprender inglês sozinho?
- Como vencer os desafios de se aprender inglês sozinho?
- Como aprender sozinho através de um cronograma de estudos de inglês bem-elaborado?
- Todo tipo de ferramenta é válida na hora de montar seu cronograma de estudos de inglês
- Um cronograma de estudos em inglês poder ser dinâmico e divertido
Aprender inglês sozinho é realmente possível?
Sim, é possível, mas exige alguns sacríficos. Para aprender inglês sozinho você terá que ver o mundo com os mesmos olhos que uma criança. Lembre-se disso, pois quando somos pequeninos estamos mais aptos a aprender as coisas.
A curiosidade é maior e o medo de errar, menor. Deixamos apenas que o conhecimento flua. Mas tente não manter a teimosia das crianças para que desse modo consiga gravar as coisas.
Portanto, não se cobre tanto, isso pode prejudicar seu aprendizado. Porém, disciplina, dedicação e esforço são essenciais.
Quais são os principais pontos para aprender inglês sozinho?
Os pontos chaves para aprender, como mencionado acima, sempre serão:
- Esforço – se empenhe o máximo que pude para aprender o idioma.
- Dedicação – deve ser constante e não apenas no início.
- Disciplina – não mate os estudos, para evitar esses desejos torne seu método prazeroso.
Não existe uma mágica que faça com que você acorde falando inglês perfeitamente, infelizmente esse método ainda não foi descoberto, então nesse caso é necessário estudar, foque nisso e se esforce, vá aprendendo palavras e frases, com o tempo o idioma naturalmente se tornará mais fácil.
Dedique um pouco do seu dia para os estudos, você terá a vantagem de não ter um horário fixo, então pegue nem que seja um pouco do seu dia, se possível todos os dias, e estude, se não quiser sentar e escrever pegue um filme, ou ouça música, o importante é praticar.
Quais são os problemas encontrados na hora de aprender inglês sozinho?
Já se falou que aprender inglês sozinho é possível, porém, essa também é uma tarefa árdua.
Os principais problemas encontrados pelas pessoas na hora de aprende inglês sozinho e não conseguir se concentrar, não ter foco e determinação necessária, comprometimento e disciplina, utilizar métodos incompatíveis com os seus objetivos e, acima de tudo, não ter um plano, roteiro, guia ou cronograma de estudos de inglês bem definido.
Como vencer os desafios de se aprender inglês sozinho?
Os problemas citados acima são os principais desafios a serem vencidos pelos estudantes de língua estrangeira. Contudo, felizmente, todos eles podem ser sanados através de uma ferramenta simples, porém, muito eficaz: um cronograma de estudos.
Isso porque um cronograma de estudos vai proporcionar a você todos os pontos fracos a serem superados durante a jornada de aprender inglês por conta própria.
Primeiramente, através dele você conseguir determinar o tempo e os dias de estudo. Escolherá o melhor horário e ambiente para estudar. Tem a opção de escolher o que quer estudar através dos seus objetivos. Tem a possibilidade de dinamização dos conteúdos estudados para não cair no tédio.
Enfim, todos esses quesitos dialogam diretamente com os principais desafios de se aprender inglês sozinho citados anteriormente.
Como aprender sozinho através de um cronograma de estudos de inglês bem-elaborado?
Existem outros pontos que você deve gravar para facilitar seus estudos, o primeiro, sem dúvidas, é montar ou encontrar um cronograma compatível à sua necessidade.
Esse cronograma de estudos de inglês deve seguir as seguintes regras:
-
Monte um cronograma de estudos de inglês
Mesmo que você vá estudar sozinho tenha em mente que para aprender inglês, vai precisar de um pouco de disciplina, então, tenha uma meta pré-estabelecida e deixe tudo organizado num cronograma de estudos, fazendo dele seu guia nessa jornada.
-
Utilize ferramentas dinâmicas
Sempre se utilize de ferramentas diversificadas em seu cronograma de estudos. Use sites interativos e conteúdos que exercitem todas as suas habilidades no idioma de língua inglesa.
-
Conteúdos interativos
Eles são uma ajuda e tanto para quem quer aprender inglês sozinho ou algum outro idioma, também existem ainda conteúdos interativos que podem ser usados na TV, no rádio, no celular através de aplicativos, dentre outros. Alguns ainda até mesmo conectam pessoas e, assim, os usuários passam a se ajudar nos estudos. Essa pode ser uma ferramenta a ser utilizada durante o seu cronograma de estudos.
-
Cronograma com bonificações
Se dê pequenos presentes quando conseguir avançar alguma parte difícil do idioma, isso sempre estimula a melhorar sempre, mas não seja exagerado e saiba escolher bem as recompensas e quando se recompensar, desse modo, elas serão ainda mais valiosas. Alguns cronogramas de estudos proem desafios com recompensas quando o estudante atinge determinada meta.
-
Trabalhe as 4 habilidades
Sempre monte seu cronograma de estudos de inglês focando em conteúdos que, além de gramática e exercícios, treinem todas as habilidades do idioma, ou seja, fala, escuta, escrita e leitura.
-
Tente vivenciar o idioma
E não se pode esquecer que não existe magia nesse processo, então, você precisa praticar e estudar bastante. Tente incorporar o idioma realmente na sua rotina através do seu cronograma de estudos, de modo que o aprendizado seja mais natural. Faça isso aos poucos, não precisa fazer tudo em um dia, se fizer um pouco por dia você terá uma grande melhora no idioma.
Todo tipo de ferramenta é válida na hora de montar seu cronograma de estudos de inglês
Uma outra ideia para ajudar a gravar palavras comuns no dia a dia, use post its, isso mesmo, use-os, prenda nos objetos, coloque os nomes de tudo em inglês, e vá repetindo, e logo essas palavras serão parte do seu vocabulário.
Revise sempre o que for aprendendo, até tudo estar devidamente memorizado, e tenha mais de uma fonte de estudo, é bom para variar e não se manter em um único estilo, e quem sabe assim você pode encontrar outras maneiras que sejam mais fáceis e lhe agradem mais.
A melhor parte de aprender inglês sozinho é a comodidade e as facilidades que o método pode te proporcionar, exemplo, fazer os exercícios no conforto da sua sala, quando cansar de a parte escrita ver um filme ou ouvir uma música, trabalhar no seu próprio ritmo.
Aprender sozinho pode ser uma tarefa um pouco complicada, mas não é impossível, como qualquer curso exigiria disciplina esse método também exige, então se você fizer um plano de estudos bem elaborado e segui-lo corretamente os resultados serão colhidos em pouco tempo.
Lembre-se que ao aprender você deve revisar o conteúdo sempre que possível, de se manter em contato com a língua sempre, se rodeie do idioma, transforme no seu novo modo de vida, inglês será a parte mais importante do seu dia.
Um cronograma de estudos em inglês poder ser dinâmico e divertido
Bem, ao tornar seus estudos divertidos as coisas transcorreram naturalmente, e ao aprender sozinho sem a necessidade daquele material fixo e do jeito que você se sente mais confortável notará que o aprendizado tem ocorrido de forma simples e rápida, os avanços serão notados e apreciados por você.
Seu empenho será recompensado com o seu trabalho duro, e você se verá fluente no idioma, então, não desanime ao encontrar dificuldades.
Aprender inglês sozinho pode até dar algumas dificuldades, mas não quer dizer que seja impossível, apenas que não será tão simples, mas nada que dedicação não resolva, como também, um bom cronograma de estudos.
Esperamos tê-los ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!