Confira as 12 regras de ouro para aprender inglês de forma mais rápida e precisa. Essas dicas foram extraídas de um método desenvolvido por Benny Lewis, estudantes de línguas e poliglota que fala mais de 8 idiomas. Nelas, vocês encontrarão maneiras de acelerar os seus estudos em tempo recorde.
Olá, leitor!
Benny Lewis, poliglota e estudante norte-americano, desenvolveu um método de aprendizagem de língua estrangeira baseado na aquisição da linguagem. Segundo ele, que aprendeu a falar mais de oito línguas através desse método, existem 12 regras de ouro para todos os estudantes que querem aprender inglês ou qualquer outro idioma.
Pensando nisso, separamos essas regras neste post para que todos vocês as conheçam. Não podemos garantir que as regras de ouro funcionam para todo mundo ou, então, da maneira que Benny diz funcionar, em 3 meses. De qualquer forma, vale a pena dar uma conferida e ver o que você pode absorver de proveitoso dessas dicas para os seus estudos. Veja as regras a seguir!
Como aprender a falar inglês em tempo recorde?
Todo mundo nasce com o dom da aquisição de linguagem, por isso, dizer que determinada pessoa não é capaz de aprender inglês ou não se achar capaz de aprender esse idioma, não é uma afirmação válida!
Após anos estudando idiomas e não obtendo sucesso de uma real aprendizagem, Benny Lewis decidiu que mudaria de métodos e abordagens nos seus estudos.
Os seus métodos contam com dicas simples e abordagens mais fáceis. Essas dicas também valem para qualquer outro idioma estrangeiro que você deseja aprender. Por isso, veja e experimente essas regras de ouro, quem sabe algumas delas não o ajude. Boa sorte!
12 regras de ouro para aprender inglês rapidamente
As regras podem parecer simples, contudo, segundo Benny, são extremamente eficazes para quem quer aprender inglês. Vale a pena conferi-las e utilizá-las por um tempo.
Benny Lewis garante que assim que começar a usá-las, vocês sentirão progresso logo nas primeiras semanas. Confira a seguir:
-
Desenvolvimento de vocabulário
Para aprender inglês ou qualquer outro idioma, o primeiro passo é o vocabulário.
Aprender um novo idioma, basicamente, trata-se de conhecer novas palavras. Muita gente diz que não possui boa memória e não consegue gravar as palavras que aprende. Por isso, muitas delas também desistem de aprender inglês antes mesmo de começar.
Entretanto, existe um segredo para acelerar o aprendizado de novas palavras. Como também, outro segredo para fixá-las de vez na memória para não mais esquecê-las.
A verdade é que você não precisa conhecer todas as palavras de uma língua. Nem mesmo em nosso idioma materno, o português brasileiro, conhecemos todas as palavras. Portanto, vale se apegar apenas em aprender as palavras mais usadas, as mais essenciais da língua que se quer aprender primeiro.
Quando se trata de aprender inglês, fica ainda mais fácil. Isso porque nesse idioma, apenas 300 palavras compõem cerca de 65% de todo material escrito e falado de língua inglesa. Ou seja, apenas aprendendo essas palavras principais, você já avançaria e muito no idioma, podendo ser considerado um intermediário avançado. Tudo isso apenas aprendendo e memorizando essas 300 palavras.
Na questão de memorização, após ter contado com essas 300 palavras, é preciso que você pratique o uso delas. Nesse ponto, exercícios de memorização são ótimos. A única maneira de um conteúdo se fixar na sua cabeça é fazendo-o várias vezes.
Jogos da memória com figuras e as palavras com os nomes das figuras em inglês são excelentes! Pode parecer simples, mas esse tipo de atividade ajuda muito. Você pode também optar por flashes cards, post its, dentre outras diversas maneiras de sempre ficar em contato com as palavras e aprendê-las de vez.
Isso fará com que você aumente cada vez mais o seu vocabulário. Fazendo com que metade do caminho para aprender inglês tenha sido caminhado.
-
Cognatos e falsos cognatos
Para aprender inglês, conheça os seus amigos e os seus inimigos.
Todas as línguas possuem cognatos (palavras com a grafia parecida com o português e possuem o mesmo sentido facilitando a compreensão) e falsos cognatos (palavras com grafia parecida com o português, mas que possuem um sentido diferente e dificultam a compreensão). Sendo assim, o idioma de língua inglesa também possui esse tipo de palavras.
Dois exemplos clássicos de cognatos e falsos cognatos em inglês, são: a palavra connect, que significa conectar em português e possui uma grafia bem parecida com a nossa; e a palavra parent, que significa pais em inglês, mas possui uma grafia parecida com a palavra parente em português.
O importante de aprender de cara os cognatos e falsos cognatos é um bom adianto na parte de compreensão. Isso porque essas palavras são as que mais confundem as pessoas. E, vale ressaltar, que existem muitas delas!
Portanto, para aprender inglês de forma rápida, é preciso eliminar as maiores dificuldades logo no início do aprendizado.
-
Imersão no idioma
Para aprender inglês quando se viaja é necessário, por isso as pessoas aprendem mais rápido. Mas, quando estamos num país que não se fala inglês, é preciso criar uma imersão fantasiada.
Muita gente diz que a imersão estrangeira, ou seja, ir visitar e ficar um tempo num país onde o inglês é falado, é a melhor maneira de se aprender inglês e se tornar fluente. Contudo, mesmo que esse método seja bom, é possível fazer a imersão de outra forma.
Isso porque a tecnologia torna possível você fazer uma espécie de imersão fantasiosa ou ilusória no idioma. Portanto, você deve sempre reservar um tempo do seu dia para ouvir, assistir ler e falar em inglês. Existem várias ferramentas na internet para isso.
Pode-se aprender inglês através da imersão no idioma algumas horas por dia assistindo ao YouTube americano, ouvindo uma rádio americana, audiolivros ou um podcast, lendo notícias em sites em inglês, livros ou livros digitais, assistindo canais de TV americanos online ou filmes ou séries, dentre outras diversas possibilidades.
O importante é fazer isso todos os dias. Com o passar do tempo sua compreensão melhorará muito e você perceberá sua evolução.
-
Conversação diária
Mesmo com dificuldades, vergonha ou erros, é preciso falar todos os dias para aprender inglês em tempo recorde.
Após fazer a imersão no idioma por algum tempo, não basta apenas ouvir, ler e escrever, é preciso falar para realmente aprender inglês. Portanto, você deve encontrar alguém para falar em inglês todos os dias.
Mesmo que você não saiba, tem que ser feito! Vá aos poucos, fale frases simples até ir pegando mais confiança para falar sobre vários aspectos. Nesse ponto, é importante encontrar alguma pessoa que saiba inglês e possa te dar uns toques. Depois de pegar experiência, procure por nativos para treinar a conversação.
O Skype é a melhor ferramenta para se fazer isso. Encontrar as pessoas adequadas é que pode ser mais trabalhoso. Contudo, existem diversos sites na internet que indicam pessoas para a conversação e treino de inglês.
-
Utilize-se de ferramentas
A primeira questão é poupar dinheiro. Existem bons recursos e ferramentas online para se aprender inglês.
Não há necessidade de gastar dinheiro com escolas de idiomas. Os métodos apresentados nessas escolas são eficazes sim, mas a longo prazo. A intenção deles é segurar os alunos por dois, três ou quatro anos pagando uma mensalidade.
Também não gaste com cursos online, eles podem ajudar e muito a sua evolução, mas existem diversos cursos online para aprender inglês gratuitos. Basta dar uma pesquisada na internet ou conferir o texto com uma lista de 57 sites que oferecem cursos online de inglês gratuito.
Além disso, toda ferramenta extra de aprendizagem é válida. Existem aplicativos gratuitos, sites, exercícios, podcasts, fóruns, grupos do WhatsApp, blogs, dentre muitas outras coisas que podem ajudá-lo a aprender inglês sem custos.
As possibilidades de recursos e ferramentas para o estudo e a prática do idioma são infinitas!
-
Aceleração da aprendizagem
Os adultos podem aprender inglês mais rápido do que as crianças. Mesmo que elas assimilem conteúdos mais facilmente, o potencial delas é restrito de acordo com a idade.
Não caia naquela velha frase de que quando se é crianças aprender inglês é mais fácil do que aprender quando se é adulto. Existe sim uma facilidade maior quando o cérebro ainda está em desenvolvimento de absorver conteúdos e informações de forma mais fácil. Contudo, o aprendizado de uma criança está restrito à sua idade, ou seja, ela aprenderá coisas simples, não pode avançar tanto assim no idioma quanto um adulto, ou, então, não pode acelerar o seu aprendizado e se tornar fluente em 3 meses. Mas você pode!
Essas regras de ouro que estamos passando não funcionariam para uma criança. Elas estão restritas aos adultos, pois, somente uma pessoa adulta pode acelerar o aprendizado como bem entender. Por isso, acabe com esse complexo de inferioridade e coloque de uma vez na sua cabeça que você é capaz de aprender inglês.
-
Estímulo visual é fundamental
Estímulos visuais são ótimo para expandir o vocabulário e aprender gírias e expressões quando se quer aprender inglês.
Quando falamos de estímulos visuais, estamos a falar de imagens, tirinhas, charges, memes, piadas etc. Ou seja, todo conteúdo que puder ser visto ou compartilhado através de imagens com textos escritos.
Isso porque o nosso cérebro retém maiores quantidades de informações visuais, por isso, ao ver uma imagem com uma palavra desconhecida ou uma expressão idiomática, você guardará com mais facilidade aquela informação se ela vier como uma imagem na sua memória.
Repetição de palavras pode não ser suficiente para aprender inglês, principalmente quando falamos de phrasal verbs, gírias ou expressões. Sendo assim, a melhor forma de memorizar é com o uso de imagens, os famosos memes.
Os memes americanos possuem diversos tipos de gírias e expressões do cotidiano dos nativos. Portanto, utilizar-se deles é a melhor maneira de aprender esse tipo de coisa e memorizá-la de forma mais rápida e fácil.
Uma boa dica nesse quesito é o site memrise.com. Lá você encontrará diversos memes em inglês para enviar para os grupos de inglês do seu WhatsApp ou amigos ou até mesmo aprender sozinho. Vale a pena conferir!
-
Acostume-se com o inglês e com os erros
Um dos maiores erros de uma pessoa é achar que se aprende alguma língua. Nós apenas nos acostumamos com um idioma, mas não o aprendemos completamente de fato. Isso porque um idioma é um meio de comunicação, não algo que você nasça sabendo ou não, você se acostuma e aprende a usá-lo. Sendo assim, você deve aprender inglês da mesma forma, acostumando-se com o idioma!
Os métodos tradicionais aplicados por cursos e escolas de idiomas falham nesse quesito: acreditar que o idioma se aprende! É impossível isso, dado toda a complexidade das línguas, apenas a pessoa aprende a falar o idioma, acostuma-se com ele e o aprende para se comunicar. Não é algo que alguém já nasça sabendo e outros não. Não é um dom. É uma conquista que requer esforço e estudo até você conseguir se acostumar suficientemente para aprender inglês para se comunicar.
Para se acostumar com idioma, as regras são simples e já foram faladas aqui: é preciso usá-lo todos os dias! E mesmo que depois aprenda, é preciso mantê-lo em uso, senão, com certeza, a pessoa também esquecerá boa parte das coisas que aprendeu até se acostumar novamente.
Por isso, mesmo que erre diversas e diversas vezes, insista, porque o costume fará com que você aprenda e não cometa mais aquele erro. Acostuma-se com os erros também! Essa é a melhor forma de aprender inglês e não errar mais!
-
Crie metas e vá atrás delas!
Outro erro comum que a maiorias das pessoas que querem aprender inglês cometem é não traçar metas.
As metas são importantes para que o estudante tenha um foco e sempre saiba onde quer chegar. Assim, o aprendizado e a satisfação de ter atingido sua meta fará com que você se empenhe mais, não se sinta frustrado e continue estudando, traçando novas metas assim por diante.
Trace sua meta final, que seria fluência, e metas secundárias para serem alcançadas no meio do aprendizado. É sempre importante se manter motivado nos estudos de qualquer aprendizado. Não seria diferente ao se aprender inglês. Por isso, comece com metas menores, por exemplo, decorar as 300 palavras mais usadas em inglês, como falamos na nossa primeira regra de ouro.
Fazendo isso, você sempre se sentirá em evolução e confiante para alcançar sua meta final.
-
Domínio da língua
A única maneira de sair da conversação B1 para o domínio da língua C2 é com muita prática!
A única forma de se tornar fluente e ter um domínio completo do idioma é falando muito em inglês. Como dissemos anteriormente, após o período de conversação, é preciso evoluir para tingir o domínio total.
Por isso, para aprender inglês e se tornar fluente, é necessário interagir com nativos de língua inglesa.
Existem duas opções para isso, uma com custo e outra sem custo. A primeira trata-se de viagem, onde você pode visitar um país que tenha como língua oficial o inglês para passar de conversão para a fluência. A segunda trata-se do uso das ferramentas, ou seja, a conversação com nativos da língua através do Skype, sites ou qualquer outro aplicativo.
-
Sotaque
Quando chegar à regra de ouro número 10, você poderá desenvolver o sotaque e a pronúncia para que elas sejam perfeitas.
Uma das grandes preocupações das pessoas que querem aprender inglês é o sotaque. Isso porque eles não querem parecer tão falsos ao falar inglês, querem se aproximar o máximo possível de um nativo falante com uma pronúncia perfeita.
Contudo, isso é um erro. Não é impossível de se conseguir, mas, para atingir essa meta é preciso muita prática e conversação. Apenas falando em inglês você conseguirá ter uma pronúncia certeira.
Contudo, temos algumas dicas para quem quer melhorar o seu sotaque. Primeiramente, vale lembrar que os músculos da sua língua estão acostumados com palavras em português, que se apresentam com certas variações de movimentos para emitir os sons. Sendo assim, alguns movimentos em inglês são muitos difíceis de serem feitos por uma pessoa que fala português. Então, a questão é exercitar a língua.
Pesquise sobre os movimentos necessários da língua para falar as palavras que mais sente dificuldade em falar. Depois, fique treinando esses movimentos com exercícios para a língua, como também, através de exercícios vocais que emitem a entonação da palavra que quer melhorar a pronúncia.
-
Aprenda as questões linguísticas
Essa dica não é só para quem quer aprender inglês, mas, também, para aqueles que querem se tornar poliglota.
A última regra de ouro é aprender mais sobre a linguística e a aquisição de linguagem. Isso mesmo! Pode parecer algo difícil e complexo, mas não é.
Todo idioma falado no mundo apresenta-se com uma estrutura sintática definida. Ou seja, sujeito, verbo e objeto. Esses são os pilares de toda a comunicação, em todas as línguas.
Existem algumas variações entre os idiomas, onde alguns deles apresentam-se com trocas dessa ordem. Um exemplo disso são línguas que trocam a ordem do verbo, do objeto ou do sujeito. Lembra-se do Mestre Yoda de Star Wars, aquele que falava todo engraçado? Então, ele é um exemplo disso, pois trocava as ordens sintáticas da oração.
Aprendendo um pouco, o básico mesmo sobre tudo isso, você encontrará muito mais facilidade em aprender inglês ou qualquer outro idioma que deseje.
Esperamos tê-los ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!
2 comentario
José Souza
Obrigado pelas dicas! Já até salvei a página na tela inicial e também vou ler e aproveitar os métodos das outras matérias relacionadas!
Rafael
Gostei das 12 regras, eu já faço algumas vou procuras incorporar as demais nos meus estudos
thank you so much