Olá, leitor!
Um ponto importante (talvez o mais importante) a se considerar quando se quer ter sucesso com o inglês é se afastar do português.
Isso vale tanto para o inglês quanto para qualquer língua que se queira aprender. Por mais que tenhamos um carinho e apreço por nossa língua materna, esta pode se mostrar um obstáculo quando estamos aprendendo um segundo idioma.
Por parecer ser tão radical, pode dar a entende que seja muito difícil fazer isso. De fato, não é tão fácil quanto qualquer um gostaria. O melhor e mais eficiente método é sair do país.
Porém, como todos sabem, essa não é uma tarefa fácil. Exige tempo, dinheiro e diversos outros recursos que nem todos reúnem. Mas é possível encontrar outras formas.
Índice deste artigo
- Dicas de como obter sucesso com o inglês e potencializar o seu aprendizado rumo à fluência
- Intercâmbio e cursos à distância
- Ferramentas e recursos online
- Estudar até nas horas de lazer
- Imersão total, intercâmbio
- Deixe a timidez de lado
- Escolha métodos de estudos prazerosos
- Tenha paciência, não tenha pressa
- Tenha disciplina!
- Pratique sempre!
- Tenha metas e tenha confiança
- Não tenha medo de errar
Dicas de como obter sucesso com o inglês e potencializar o seu aprendizado rumo à fluência
Como dissemos mais cedo, o sucesso com o inglês está ligado ao contato com o idioma. Quanto mais, melhor. Isso já é ponto pacífico em se tratando de qualquer aprendizado. Por conta disso, é uma boa ideia começar a se planejar para investir em um intercâmbio para aprimorar o seu inglês em outo país.
Intercâmbio e cursos à distância
Logicamente, essa não é a única maneira de se aprimorar o seu inglês (ou mesmo de aprender, caso não saiba). Além dos cursos já conhecidos nas escolas de idiomas tradicionais, o ensino a distância é uma opção válida e mais flexível (tanto em questão de tempo, quanto de custo).
Através deles, é possível ter aulas com professores de diversos lugares do mundo. Muitos deles nativos. Além disso, é possível também conversar com alunos de todo o globo para compartilhar experiências e, assim, ampliar os conhecimentos juntos.
Ferramentas e recursos online
Existem, claro, diversas ferramentas (a maioria sem custo nenhum) disponíveis online para aqueles que decidem aprender o idioma sozinhos, em seu próprio ritmo. Um ótimo exemplo é o Duolingo, o mais famosos deles. De fato, a internet tem ajudado muito, principalmente aqueles que não se enquadram no modelo tradicional de ensino que é praticado nas escolas tradicionais.
Porém, o ensino online também tem as suas desvantagens. Ou melhor dizendo: as suas exigências específicas. Além do tempo, são necessários muito foco e disciplina.
Mas, não importa o modelo que você escolha para aprender, as ferramentas para aprender inglês são as mesmas. É preciso um lugar adequado para estudar, disciplina, regularidade, planejamento adequado, persistência e paciência. E (muito provavelmente, o mais importante) exposição ao idioma.
Estudar até nas horas de lazer
Lembrando que moramos em um país cujo inglês não é língua oficial. Logo, é necessário criar oportunidades de expor-se ao idioma sempre que possível. Não é possível fugir da máxima que, quanto mais exposição, mais rápido e melhorar é o aprendizado.
Assistir a filmes em inglês. Primeiro com o áudio em inglês, com legendas em português; depois, com as legendas em inglês; em seguida, apenas com o áudio original. Ouça músicas em inglês (acompanhar as letras é uma boa ideia, no início). Para programas de TV e seriados, vale a mesma dica dos filmes.
Livros, jornais e revistas também ajudam muito. Nesse último caso deve-se começar com áreas de interesse, para depois passar a uma leitura mais profunda. Algumas publicações imprimem em ambos os idiomas na mesma edição, muito embora isso encareça um pouco.
Se a sua televisão tem o recurso de usar a tecla SAP, não se faça de rogado. Finalmente, como usamos muito as telas do computador e do celular, vale mudar o idioma dos mesmos. No fim das contas, isso pode facilitar, pois vários softwares foram escritos, originalmente, em inglês.
Imersão total, intercâmbio
Não existe forma melhor para ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos sobre gramática e construção linguística do que a exposição constante ao idioma. Para se ter sucesso com o inglês deve-se ter contato com o inglês.
Nesse caso, não existe exposição maior que a imersão total. E não existe outra forma senão um intercâmbio num paí cuja língua oficial seja inglês.
Lembrando que, além do idioma, você terá contato com a cultura e as peculiaridades de cada país, incluindo sotaque. Então, além do custo, vale a pena considerar esses fatores.
Quanto maior a exposição melhor. Fora do país não existe subterfúgio. Ou você aprende a se comunicar em inglês ou não se comunica. É uma exposição diária e intensa ao idioma.
Porém, para ter sucesso com o inglês é importante não ter muito contato (se possível nenhum) com comunidades de brasileiros no exterior. Ao menos no início.
Como dito acima, o intercâmbio não é apenas uma chance de aprimorar o seu inglês. É uma vivência muito importante e enriquecedora. Mesmo que você não adapte-se ao estilo de vida do país que escolher passar a temporada, a experiência agregará muito.
Logicamente isso exige tempo, dinheiro e, às vezes, uma boa dose de paciência para encarar a burocracia. Para isso, a solução é só uma: planejamento.
Deixe a timidez de lado
Já está posto que aprender inglês é uma necessidade básica. E ter sucesso com o inglês é uma questão de hábitos. Além da exposição, existem também, outros pontos importantes a serem observados.
Primeiramente, é importante deixar a vergonha de lado. Todos erram. Não são somente os iniciantes que passam pelo constrangimento de cometer erros. Até alunos mais experientes e, mesmo nativos cometem alguns deslizes.
Mas sempre se deve ter em mente que o mais importante é passar a ideia do que se quer dizer para a outra pessoa. Feito isso, a maioria dos erros pode ser relevado.
Escolha métodos de estudos prazerosos
Outra coisa a se manter em mente é fazer do aprendizado uma experiência prazerosa. Mesmo que você tenha começado a aprender por alguma obrigação externa. Manter o aprendizado como uma experiência prazerosa é fundamental para ser ter sucesso com o inglês e alcançar os seus objetivos.
Tenha paciência, não tenha pressa
Não se esqueça de manter a calma. Não importa que você tenha tentado aprender inglês anteriormente e não teve sucesso. Essas experiências devem servir apenas como aprendizado.
Tudo além disso é um impeditivo e desperdício de energia. O que fará a diferença em seus resultados são as atitudes que você tomar a partir de hoje. Nem que, para isso, seja necessário recomeçar algumas vezes antes de encontrar o caminho certo.
Tenha disciplina!
Ter disciplina também é fundamental. Assim como nosso corpo, nossa mente precisa de exercício constante. Apesar de seu professor e seus colegas poderem exercer um papel fundamental, lhe instruindo e motivando, seu sucesso com o inglês depende de você.
É importante manter o foco e a constância. No início da jornada, nossa energia está no máximo. O desafio real é mantê-la ao longo de todo o percurso. E, em alguns momentos, a vontade de desistir vai aparecer. Por isso, é muito importante que o aluno exercite a sua persistência também.
Pratique sempre!
Nunca se esqueça que a prática leva à perfeição. Da mesma forma que você não aprendeu o português da noite para o dia (e, diga-se de passagem, ainda continuamos aprendendo), com o inglês não será diferente.
A fluência só vem através da prática intensa. Para isso, é preciso dedicação. Para dedicar-se é preciso tempo. Para se ter tempo, é preciso se organizar. No início, pode parecer difícil. Mas, após cerca de três semanas, isso se tornará um hábito.
O uso intenso do inglês é fundamental para o sucesso com o idioma. Não existe área do conhecimento que não se deteriore por falta de uso. A maior parte das atividades que exercemos pode ser incorporada ao inglês. É importante manter o prazer nesse processo de integração, para que ele se torne leve e natural.
Além de parecer difícil no início, o processo pode parecer até mesmo, meio infantil. Mas toda criação de hábitos é assim. Uma vez vencido o período de estranhamento, a imersão, mesmo que simulada, tornar-se-á parte da sua vida e você passará a procurar novas maneiras de aprender inglês.
Tenha metas e tenha confiança
Outro ponto que não podemos deixar passar é a confiança. Para garantir o seu sucesso com o inglês, é preciso acreditar que você consegue ter sucesso com o inglês. Muitas das vezes, nosso maior inimigo somos nós mesmos.
A chamada “síndrome do impostor” é um espectro que ronda nossa mente sempre que tentamos alguma coisa nova. Somos os primeiros a duvidar quando começamos e os primeiros a criticar caso falhemos. E também quando conseguimos, somos os primeiros a apontar defeitos.
Algo importante quando almejamos o sucesso é nos visualizar tendo tal sucesso. Novamente, pode parecer estranho a princípio, mas isso torna seu objetivo um pouco mais concreto. Sendo ele concreto, é possível medi-lo e, consequentemente, traçar metas alcançáveis para levá-lo onde você pretende chegar.
Isso tudo faz parte de um processo de construção de confiança. Com confiança (vinda de treino, estudo e uma autoimagem positiva), você estará menos propenso a cometer erros. E mais: caso os cometa, conseguirá corrigi-los com maior facilidade, já que o pânico é um péssimo aliado nessas horas.
Não tenha medo de errar
Também é sempre importante ter em mente que erros não são falta de estudo ou alguma falha pessoal. Ninguém passa a vida sem cometer um erro num idioma estrangeiro. Nem mesmo em nosso próprio idioma passamos incólumes. Ter autocrítica é importante. Mas não deve ser massacrante.
Deve-se levar tudo isso em conta quando se quiser ter sucesso com o inglês. Mas, antes de mais nada, é preciso entender qual é a sua noção de sucesso. Ela é sua e é pessoal. Uma vez entendida, você pode começar a traçar planos para alcançá-la.
Esperamos tê-los ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!