Olá, leitor!
Quando falamos em aprender um novo idioma, muitas pessoas logo pensam no longo tempo necessário para adquirir novas habilidades de linguagem. Porém, você verá nesse artigo, como é possível aprender um novo idioma rapidamente, apenas utilizando técnicas do método poliglota que funcionam.
Para trabalhar nas maiores empresas do Brasil, um requisito em comum é cobrado, falar uma segunda língua, normalmente inglês ou espanhol. Ter no currículo a experiência do segundo idioma pode abrir muitas oportunidades na sua carreira profissional.
Até para aproveitar suas horas de lazer, o aprendizado de idiomas é fundamental. Cansou de ler legendas e perder as melhores cenas? Pretende viajar para fora do Brasil, mas a falta de fluência atrapalha? Não tem ânimo para sair de casa e praticar aulas em escolas de inglês?
E se te dissermos que você pode aprender qualquer idioma, ser fluente em pouco tempo e se tornar mais confiante? Já ouviu falar no método poliglota? É sobre ele que vamos falar hoje. Confira!
Como estudar um novo idioma?
Já parou para pensar por que tanta gente consegue falar fluentemente até 5 idiomas? Uma vez que você consegue a fluência em algum idioma, é possível vivenciar experiências incríveis e conhecer costumes que agregam valor ao seu aprendizado. Com uma fluência é possível viajar o mundo todo, ter grandes oportunidades de trabalhar no exterior, além de poder conversar com qualquer nativo.
É possível, por meio das técnicas dos poliglotas, memorizar vários idiomas em tempo recorde. Sabia que os poliglotas costumam aprender 2 idiomas por ano? Mas você deve estar se perguntando como isso é possível.
Por meio de técnicas que os poliglotas desenvolveram, é possível otimizar o seu aprendizado e aumentar seu potencial de memorização. A húngara Kató Lomb, por exemplo, foi uma poliglota que falava mais de 7 idiomas. O canadense Alexander Janulus, também é um ótimo exemplo de poliglotas de sucesso, ele falava mais de 42 idiomas e entrou para o Guiness Book.
Você deve estar curioso para saber o segredo desses poliglotas para aprender tantos idiomas, não é verdade?
Na verdade, os poliglotas compreendem como o mecanismo da nossa mente funciona e com isso, utilizam estratégias e truques para aprender mais rápido. É um verdadeiro atalho para a fluência. Veja a seguir algumas das técnicas mais utilizadas por quem domina várias línguas ao redor do mundo.
Comece aprendendo o básico
Uma das técnicas utilizadas pelos poliglotas é a Regra de Pareto, ou seja, de 80% dos resultados, você precisará dispor de apenas 20% de esforço.
Um bom exemplo disso é aprender apenas as principais 3.000 palavras que são mais utilizadas no idioma inglês. Ao todo, a língua apresenta 171.476 palavras, sendo que 20.000 são de conhecimento dos americanos, porém utilizam apenas 3.000 no cotidiano.
Se habitue a aprender novas palavras todos os dias
A questão de aprender um novo idioma tem muito a influência do hábito. Não adianta se disponibilizar em apenas 1 dia da semana para se dedicar ao aprendizado. Para aprender de maneira eficaz, consistente e duradoura, você precisa ter contato com o idioma todos os dias.
Agora que você já sabe que precisa focar em aprender 3.000 palavras, se você se dedicar a aprender 16 novas palavras por dia, em 187 dias você já estará falando o novo idioma. Topa o desafio?
Dê atenção aos tempos verbais e gramática
Um ponto muito importante quando você está aprendendo uma palavra nova é aproveitar para conhecer os tempos verbais e como ela é usada em regras gramaticais. Como essa palavra fica no plural? A palavra modifica quando é colocada no passado?
Então, se você se dedicar a fazer esse processo com 5 palavras por dia, você já terá um grande progresso e aprenderá mais rápido. Imagine o crescimento dos eu vocabulário se dedicando a este método de estudo?
Aprenda palavras sequenciais
Outra técnica muito utilizada pelos poliglotas é aprender sempre palavras que formam um contexto. Essa técnica garante produtividade no aprendizado e aumenta sua capacidade de memorização.
Por exemplo, suponha que você vai aprender 3 novas palavras por dia, preste atenção nessa sequência: To go (ir), to take (tomar), bath (banho). Com essas palavras você pode formar a seguinte frase:
I’m gonna take a bath. – Eu vou tomar banho.
Isso é importante para intensificar sua memória, ou seja, você já estará aprendendo 3 novas palavras, as regras gramaticais, tempos verbais e ainda conhecendo exemplos práticos de como utilizá-las no dia a dia.
A partir disso, você já poderá criar conexões com palavras que você já aprendeu anteriormente e criar mais exemplos como esse. Gostou da ideia?
Compreenda o ciclo de aprendizado
Não adianta querer começar a falar imediatamente o novo idioma. É preciso que você siga um ciclo de aprendizado para que seu desempenho seja maior. A maioria dos estudantes de línguas ficam ansiosos para aprender a falar o idioma rapidamente, assim acabam atropelando matérias importantes e deixando de praticar muita coisa.
Se você não quer passar por isso e ter dificuldades ao longo dos estudos, siga o seguinte ciclo de aprendizado de idiomas:
- Ouça a pronúncia;
- Analise o significado da palavra;
- Repita a palavra seguidamente;
- Escreva a palavra em diferentes sequências e frases;
- Pronuncie a palavra na sua mente;
- Pronuncie a palavra em voz alta.
Percebeu que pronunciar a palavra está na última etapa do aprendizado? E por que será que é necessário pronunciar a palavra mentalmente?
Essa técnica consiste em aperfeiçoar sua pronúncia e não perder tempo nas repetições. Quando mentalizamos a palavra e pronunciamos em nossa mente, somos capazes de reproduzir com perfeição, porém, quando começamos os estudos por pronunciar em voz alta, pode ser que surja alguma dificuldade.
Exatamente por isso é que existe a necessidade de praticar muito a palavra ou frase em sua mente para que você já comece a se familiarizar com a palavra. É muito mais fácil pronunciar técnicas de fonética na nossa mente do que em voz alta. Sendo assim, quando você for pronunciá-la de fato terá excelentes resultados.
Método Poliglota
Como você pôde observar, são técnicas simples, porém eficazes que você pode fazer na sua casa mesmo. Além dessas técnicas, existem muito mais que os poliglotas utilizam para se aperfeiçoarem em vários idiomas.
Essas técnicas são utilizadas em cada aspecto do aprendizado de línguas como pronúncia, vocabulário, compreensão auditiva, etc. Um bom exemplo são as técnicas SRS e shadowing, já ouviu falar?
De acordo com pesquisas, quem começa a estudar sem ter um método específico não consegue focar nos estudos e acaba desistindo facilmente. Por outro lado, quem tem em mãos técnicas que funcionam e um método de estudo personalizado sai na frente e aprende um novo idioma em tempo recorde.
Foi criado exclusivamente para ajudar pessoas comuns a serem fluentes e confiantes, podendo avançar no aprendizado de línguas e falar qualquer idioma.
Devido ao estudo do método errado, muitas pessoas não têm motivação para seguir em frente com os estudos, por isso abandonam a tão sonhada fluência. Mas com o Método Poliglota, você terá autonomia em aprender um novo idioma e ainda contar com técnicas não-convencionais que geram resultados rápidos.
Se quiser conhecer como funciona esse método e o que você irá usufruir ao longo dos estudos, confira todas as informações na página oficial do Método Poliglota.
Bons estudos!