Olá, leitor!
Entrevistas de emprego são difíceis, mesmo quando você tem que fazê-las em sua língua nativa. Então, a ideia de ter que fazer entrevistas de emprego em inglês pode fazer as pessoas ficarem ainda mais estressadas. Além disso, o processo de contratação de outros países pode ser diferente do que você está acostumado.
Sendo assim, no post de hoje, daremos algumas dicas incríveis de como conseguir, como se preparar e como mandar bem em entrevistas de emprego em inglês e conquistar aquela tão sonhada vaga! Confira mais detalhes a seguir!
Dicas de como enviar currículo e agir durante entrevistas de emprego em inglês
Você pode se surpreender ao descobrir que você tem cometido vários erros ao se candidatar a empregos. Sendo que tais erros estão fazendo com que você tenha menos entrevistas do que você está esperando. Ou, então, não se saia também quanto esperava durante suas entrevistas de emprego em inglês. Esses erros não são óbvios até que sejam percebidos. Ou, então, até você se colocar no lugar do empregador.
Dicas de como se candidatar a entrevistas de emprego em inglês
As dicas abaixo servem para orientá-lo a como enviar o seu currículo da forma certa para se candidatar a vagas de trabalho. Vamos lá!
1 – Pense como um empregador
Imagine que você é um empregador. Você é alguém que está sempre ocupado tentando administrar seu negócio. Quando você percebe que precisa contratar alguém novo, essa será outra tarefa que você precisará encaixar no seu dia. Se você está atolado em trabalho, precisa fazer esse processo o mais rápido possível.
Então, como candidato ao emprego, o que você pode fazer para se certificar de que seu currículo se destaca? O que seu currículo precisa ter para garantir que até mesmo a pessoa de negócios mais ocupada preste atenção ao seu pedido de emprego?
Pensando dessa forma, de acordo com a necessidade da empresa e do empregador, você tem mais chances de ser chamado para entrevistas de emprego em inglês.
2 – Revise seu currículo e seja objetivo
Mesmo que você tenha gastado muito tempo preparando cuidadosamente seu currículo (ou CV), é muito improvável que a pessoa que recebe seu currículo leia todos os detalhes. O problema é que a maioria dos empregadores recebe centenas de currículos quando publica um anúncio com uma oportunidade de emprego.
Nesse estágio, os empregadores estão procurando razões para eliminar os candidatos. Por isso, você precisa mandar um currículo impecável. Tanto em relação à ortografia quanto em relação a objetividade. Isso porque eles simplesmente não têm tempo para olhar atenciosamente todos os currículos.
Sendo assim, mesmo que você seja o candidato perfeito para o cargo, se o seu currículo não estiver ótimo, você nem será chamados para fazer entrevistas de emprego em inglês.
3 – Utilize técnicas para se destacar
Se você estiver se inscrevendo para uma vaga por e-mail, tente usar o nome da pessoa que recebe a inscrição e mencione os detalhes mais importantes que você acha que farão você se destacar.
Por exemplo, incluir um link para um vídeo curto que você criou especificamente para se candidatar a uma vaga de trabalho ou fornecer um link para um site pessoal criado por você pode tornar seu currículo diferenciado.
4 – Não envie um currículo simples
Ninguém gosta de ler documentos em texto simples, que parecem estar cheios de muita informação. Isso dificulta a varredura de informações relevantes. Um documento de texto preto e branco chato não é algo que é atraente para ler e não é competitivo com um resumo mais visualmente atraente.
Certifique-se de usar fontes agradáveis ,que facilitam a leitura e a localização das informações que eles estão procurando. Além disso, inclua algumas cores para tentar dar vida ao seu currículo e torná-lo mais interessante. Usar uma foto tipo três por quatro nos currículos também é uma boa opção, pois algumas empresas presam por saber qual é a aparência do candidato.
5 – Currículos digitais
Como a tecnologia continua a melhorar diversos aspectos da nossas vidas, ela pode também permitir que as pessoas criem currículos digitais bonitos. Se você estiver enviando seus currículos por e-mail, um currículo digital visualmente atraente ajudará a garantir que ele seja lido do início ao fim.
Nos próximos anos, é esperado que a maioria das grandes empresas recebam apenas currículo digital, com site pessoal e links com apresentações. Por enquanto, apenas já ter um belo currículo digital ajudará você a se destacar.
6 – Personalize o seu currículo
Quando você coloca algum esforço extra na criação do seu currículo e certifica-se de ter modificado cada currículo para o trabalho específico para o qual está se candidatando, isso mostrará ao empregador que você realmente se preocupa em conseguir o emprego e aproveitou o tempo para personalizá-lo.
7 – Crie um site pessoal
Pode parecer muito trabalho criar um site sobre você e sua experiência de trabalho, mas há algumas vantagens muito boas em fazer isso.
No seu site, você pode explicar sua experiência usando mais detalhes do que você pode em um currículo de uma ou duas páginas. Além disso, você pode adicionar fotos e torná-lo uma experiência interativa.
8 – Crie um pequeno vídeo de apresentação
Criando um vídeo você pode realmente se destacar e fazer uma boa primeira impressão. Usando a webcam do seu computador ou até mesmo um celular, você pode criar um pequeno vídeo apresentando-se e falando sobre algumas de suas habilidades. Vídeos de 1 a 2 minutos é geralmente o tamanho perfeito.
Não deixe de parecer profissional, mostre sua personalidade, grave em uma sala silenciosa e tenha uma boa iluminação para que o vídeo fique bom. Se você estiver usando um telefone celular, certifique-se de que alguém esteja gravando você e que a câmera esteja parada. Um vídeo instável não aparecerá profissional.
9 – Preste atenção aos requisitos de cada candidatura
Cada empregador pedirá que você apresente determinadas informações ao se candidatar a um emprego. Se eles pedirem que você envie uma carta de apresentação, envie um correio de voz ou um e-mail. Enfim, certifique-se de fazer tudo o que eles pediram.
Se você não enviar todas as informações que eles pediram, pode parecer que você não gosta ou não sabe seguir as instruções. Assim, você definitivamente não será chamado para entrevistas de emprego em inglês.
Lembre-se, eles estão sempre procurando razões para eliminar os candidatos e facilitar o processo de escolha.
10 – Passe uma boa impressão antes mesmo das entrevistas de emprego em inglês
Surpreenda o empregador criando um vídeo para o cargo específico para o qual você se inscreve para se apresentar e cumprimentá-lo. Você deve mencionar um pouco sobre a empresa, o cargo e um ou dois pontos que mostram que você é um bom candidato.
Um empregador verá que você reservou um tempo para criar um vídeo apenas para eles. Isso mostra que você é sério sobre o trabalho e está disposto a ir além do esperado.
Esta é uma ótima maneira de causar uma boa primeira impressão e mostrar quem você é. Este detalhe sozinho pode ajudá-lo a conseguir uma entrevista de emprego.
11 – Personalize seu currículo para cada empresa
A maioria dos currículos começa com um objetivo ou uma declaração sobre o propósito de o candidato estar interessado na vaga. Sendo que essa é a primeira coisa que o empregador vai ler. É importante que você altere essa breve declaração para o trabalho específico para o qual está se candidatando e inclua o nome da empresa.
Se você não modificar essa declaração, ela aparecerá como se você estivesse se candidatando a várias empresas diferentes e com preguiça de atualizá-la para o trabalho específico para o qual está se candidatando.
12 – Não envie um e-mail vazio
Aproveite o tempo para escrever um e-mail de qualidade. Para isso, pesquise antes sobre a empresa e a vaga de trabalho. Coloque todas as informações que achar necessário, mas lembre-se de ser objetivo.
Como dissemos anteriormente, fazer uma breve saudação quando você envia um e-mail com o seu currículo anexado é um gesto bacana. Como também, você pode explicar alguns pontos importantes sobre o seu perfil profissional.
13 – Não envie e-mails em massa
Não há nada pior do que receber um e-mail de candidatura a emprego que foi enviado para a sua empresa e ver que o mesmo e-mail foi mandado para mais 20 outras empresas.
Isso mostra ao empregador que você não se importa com quem trabalha. Você está simplesmente enviando o número de pedidos de emprego que puder. Você não tem interesse em trabalhar especificamente para eles.
Dicas de como se comportar durantes entrevistas de emprego em inglês
Você finalmente foi chamado para uma entrevista de emprego em inglês graças a todas as estratégias impressionantes que você usou durante o processo de candidatura. Agora, você pode estar mais bem preparado para ter um bom desempenho na entrevista praticando e pensando nessas dicas.
14 – Mostre sua personalidade
Os empregadores querem ver sua personalidade para ajudá-los a decidir se eles acham que você vai se encaixar bem com os outros empregados e com o cargo para o qual você está sendo contratado.
Eu sei que pode ser difícil “ser você mesmo” quando você está nervoso em uma entrevista de emprego em inglês. Contudo, é importante mostrar sua personalidade. Se você está se comportando de uma maneira diferente do que você normalmente faz, o empregador pode sentir que está escondendo algo ou que não pode determinar se você será a pessoa certa para o trabalho.
15 – Sempre pareça profissional
Trate uma entrevista que você tenha online (por meio do Skype, por exemplo) da mesma forma que trataria uma entrevista pessoalmente.
Vista-se bem, modele o seu cabelo e escolha um fundo profissional que pareça limpo e arrumado. Certifique-se de usar um microfone ou fone de ouvido para garantir que você seja ouvido claramente. Teste seu microfone e fones de ouvido antes da chamada também.
16 – Mantenha-se focado e evite distrações
Alguém andando por aí no fundo do seu vídeo é pouco profissional e distrativo. Certifique-se de dizer a outras pessoas para ficarem fora da sala durante a entrevista de emprego em inglês.
Se você tem animais de estimação, certifique-se de colocá-los em outra sala para que eles não causem interrupções. Além disso, mantenha-se focado na entrevista, nada de levar celular!
17 – Esteja preparado e seja organizado
Pense em tudo o que você precisa ter durante sua entrevista e esteja pronto para acessar.
Por exemplo, se você precisar dirigir para uma entrevista, certifique-se de ter gasolina no carro, procurar um estacionamento com antecedência, enfim, fazer os check-ups necessários. Se sua entrevista for on-line, você deve conectar seu laptop e ter seu microfone e fones de ouvido prontos para uso.
18 – Perguntas que revelam mais do que você pensa
Os empregadores escolhem cuidadosamente suas perguntas para ver as reações e a resposta do candidato a vaga de trabalho. Pode haver centenas de respostas diferentes para uma pergunta.
Você pode ouvir uma pergunta simples em uma entrevista de emprego que parece muito fácil de responder. Tente considerar por que eles estão fazendo a pergunta. Eles podem estar lhe dando uma oportunidade de explicar mais sobre você ou falar sobre sua experiência.
19 – As perguntas as mais importantes
A primeira questão e a última pergunta são as questões mais importantes da entrevista. A primeira pergunta permite que você faça uma boa primeira impressão. A última pergunta será a que o entrevistador mais se lembrará.
20 – Pesquise sobre a empresa
A maioria dos entrevistadores perguntará: O que você sabe sobre essa empresa?
Faça alguma pesquisa antes da entrevista e certifique-se de que você conheça algumas informações específicas e o que as torna especiais. Se for uma empresa pequena, pode ser útil saber sobre a pessoa que está fazendo a entrevista, especialmente se for o proprietário.
Se você não conhece nenhum detalhe sobre a empresa, isso mostrará que você não tem tempo para olhar para o site deles. Portanto, aprender sobre a empresa deles e que você não está muito interessado nesse trabalho em particular. Já se você teve tempo para pesquisar o site, seus sites de mídia social e alguns posts recentes. Isso mostra que você se importa.
21 – Você tem alguma dúvida?
Esta é outra questão sorrateira que pode parecer simples. Esta é realmente uma oportunidade para você fazer uma pergunta que lhe permita explicar algo especial que você pode oferecer ou contribuir para a empresa.
Por exemplo, se você já teve experiência com marketing de mídia social, mas está se candidatando a uma posição de vendas, pode perguntar se ela está usando mídias sociais para atrair novos leads.
Quando eles terminarem de responder sua pergunta, você poderá contar uma história sobre como ajudou um empregador anterior a aumentar as vendas por meio do trabalho que você fez.
22 – Que tipo de pessoa eles estão procurando?
No final da entrevista, você pode ouvir: “Você tem alguma pergunta?”
Você pode responder com: “Que tipo de pessoa você espera contratar para essa posição?”
O empregador irá descrever as qualidades e habilidades que eles estão procurando e você pode verificar se você é o candidato que eles estão procurando com base em sua resposta.
23 – Demonstre que você quer trabalhar na empresa
Tente fazer com que o empregador sinta que está interessado em trabalhar especificamente para eles. E não apenas para qualquer pessoa que o contratar.
Passe essa impressão em seu currículo também, seja através do e-mail ou do vídeo personalizado que você criou para se candidatar a vaga. Nem precisa falar que isso deve ser mostrado durante a entrevista também.
24 – Envie um e-mail de agradecimento
Tomando o tempo para enviar um e-mail de agradecimento vai realmente mostrar que você tem boas maneiras e você apreciou o tempo e a oportunidade de se encontrar com o entrevistador.
Dica de como superar o nervosismo durante entrevistas de emprego em inglês
Essa seção lhe dará alguns conselhos para ajudá-lo a se preparar para sua entrevista de emprego em inglês. Sendo assim, através dessas dicas, você pode tentar superar o nervosismo de toda essa situação. Confira!
25 – A primeira questão
Você vai se sentir mais nervoso nos primeiros 2 ou 3 minutos da entrevista de emprego. Felizmente, as primeiras perguntas que você deve responder são muito previsíveis e você pode praticar respondendo-as antes do tempo. Quando terminar de responder à primeira pergunta, você já estará começando a se sentir mais relaxado.
26 – Conte-me sobre você
As duas primeiras perguntas que você provavelmente ouvirá, são: “Diga-me um pouco sobre você?” e “O que você sabe sobre a nossa companhia?”.
Certifique-se de praticar como você vai explicar isso ao empregador várias vezes. De modo que seja fácil para você dizer, mesmo se estiver nervoso. Quando terminar de responder a essas perguntas, você se sentirá menos nervoso.
27 – Comente seu currículo
É importante saber exatamente o que está em seu currículo para que você esteja pronto para responder a quaisquer perguntas relacionadas a ele. Reserve alguns minutos para revisar seu currículo em detalhes.
28 – Pratique a explicação de sua experiência profissional
Os currículos têm apenas uma pequena quantidade de detalhes relacionados à sua experiência de trabalho anterior. Você deve esperar ser perguntado sobre certos cargos e o tipo de experiência que você tem.
Pratique explicando cada item do seu currículo com mais detalhes. Assim, você poderá explicar detalhadamente toda sua experiência com confiança durante a entrevista real.
29 – conectando sua experiência passada
Antes da entrevista, pense em como cada item que você listou em seu currículo pode ser relacionado ou útil para a posição para a qual você está se candidatando.
Tudo o que você fez lhe ensinou algo ou lhe deu algum tipo de experiência. Pense em algumas histórias que ajudam a conectar essa experiência como uma habilidade que poderia ser útil para esse trabalho. Pratique dizendo essa resposta em voz alta.
Quando contar histórias, você se sentirá mais relaxado e permitirá que você faça uma conexão pessoal com a pessoa que está fazendo a entrevista.
30 – Encerre cada resposta positivamente
Certifique-se de terminar cada uma das suas respostas com uma nota positiva. Então, use sua experiência passada como um recurso para manter a resposta positiva.
Dicas de como praticar para entrevistas de emprego em inglês
Existem algumas maneiras realmente ótimas de praticar perguntas a serem respondidas na sua entrevista de emprego. Portanto, as dicas a seguir podem realmente ajudá-lo a se sentir mais confiante.
31 – Treine com alguém que deixe você desconfortável
Quando você está em uma entrevista de emprego, é desconfortável e estressante. Para replicar esse sentimento desconfortável, procure alguém que lhe deixe dessa maneira. Portanto, praticar as perguntas da entrevista de emprego com alguém que você acha que vai fazer você se sentir desconfortável ajudará bastante.
Por exemplo, pratique algumas perguntas de entrevista com um colega de quarto ou um vizinho que você não conhece muito bem. Então, no momento em que você tiver sua entrevista real, você já terá experiência em praticar suas respostas em uma situação que foi muito pior!
32 – Peça ajuda profissional se for necessário
Há muitos professores de inglês que podem ajudá-lo a se preparar para a sua entrevista. Portanto, eles vão ajudá-lo a praticar respondendo a perguntas da entrevista de emprego. Entretanto, vale lembrar que você deve escolher professores qualificados.
Os professores da Online Language Academy são especialistas nisso. Pois eles possuem aulas especializadas em melhorar as suas respostas durante entrevistas de empregos em inglês. Além de passarem a confiança necessária para que você se sinta capaz de responder todas as perguntas.
33 – Fique atento aos sotaques
Cada pessoa tem uma maneira diferente de falar e você não terá ideia de que tipo de sotaque eles falam. Portanto, pode ser muito útil praticar falando com falantes nativos que tenham sotaques diferentes. Além disso, cada pessoa fala de maneira diferente.
Experimente uma dessas lições de inglês via Skype com diferentes professores de inglês. Escolha professores com diferentes sotaques para preparar suas habilidades de compreensão de inglês.
Seguindo essas dicas incríveis, com toda certeza você conseguirá se sair muito bem em sua entrevista de emprego em inglês. Esperamos tê-lo ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!