Olá, leitor!
Há muitas maneiras de aprender um idioma. Contudo, também existem diversas maneiras de deixá-lo cair em desuso e acabar por esquecer o idioma estudado.
Para de treinar suas habilidades no idioma é uma dessas maneiras. Como também, para estudar o idioma. Isso porque, mesmo quando se atinge a fluência, é preciso praticar e estudar quando possível.
Qualquer aluno de línguas pode dizer que esqueceu alguma informação ao longo do tempo. Você pode lembrar o significado de todos os verbos de um idioma. Porém, pode esquecer a forma como cada verbo é conjugado, por exemplo. Você pode se lembrar de palavras de vocabulário comuns, mas esquecer algumas de suas expressões mais avançadas. Mas, o pior de tudo, você pode eventualmente esquecer completamente de diversos aspectos da língua estudada caso não a pratique ou deixe de estudá-la.
Pensando nisso, no texto de hoje, decidimos preparar uma serie de dicas para você não esquecer o idioma estudado e manter-se sempre afiado na língua estrangeira que decidiu aprender. Confira!
Por que você deve sempre se manter estudando a língua estrangeira que decidiu aprender?
Você dedicou muito tempo para aprender um idioma. Então, você não quer que seu tempo de estudo seja desperdiçado. Você escolheu a língua para aprender e descobriu a melhor maneira de aprender para você. Por isso, esquecê-la vai fazer com que as inúmeras horas de estudo sejam desperdiçadas.
Sendo assim, se você não trabalhar para manter suas habilidades no idioma, todo esse tempo e esforço vão por água abaixo. Isso porque, como com qualquer habilidade, se você não praticar regularmente a sua língua-alvo, você vai esquecer o idioma estudado.
Simplesmente permanecer na prática pode economizar um tempo valioso. Você pode até não perceber o quanto de linguagem você perdeu até precisar de suas habilidades linguísticas confiáveis. E, assim, quando mais precisar delas, elas não estarão lá.
Portanto, o segredo é simples: ou você se mantém praticando o idioma ou continue a estudá-la sempre que possível.
Dicas incríveis de como evitar esquecer o idioma estudado
As dicas a seguir são ótimas estratégias para evitar esquecer o idioma estudado. Leia cada uma delas e anote-as para sempre usá-las quando perceber que está prestes a esquecer aspectos importantes da língua estrangeira que aprendeu. Confira:
Sempre se mantenha estudando
A maioria das pessoas esquece sua língua-alvo porque não está mais usando ou estudando. Uma das maneiras mais simples de evitar isso é considerando a aprendizagem de uma língua um processo ao longo da vida. Em vez de um curso de estudo de prazo limitado.
Com isso em mente, não desista de sua rotina de aprendizado. Quer você esteja construindo um novo vocabulário ou trabalhando em regras gramaticais complicadas, continue estudando. Mesmo falantes fluentes não conhecem todo o vocabulário, então, sempre há algo novo para aprender.
Você não precisa dedicar tanto tempo aos estudos quanto antes, ou seja, quando estava começando. Contudo, você pode se lembrar de sempre que possível se dedicar um pouco ao idioma estrangeiro aprendido.
Vale lembrar que ler um livro no idioma estudado, assistir um filme no idioma, ouvir músicas e cantá-las, também são maneiras de estudar e se manter afiado na língua estrangeira aprendida.
Coloque o idioma no seu dia a dia
Se você não estiver mais estudando ativamente um idioma, uma das principais razões pelas quais ele pode desaparecer da sua memória, é a simples falta de exposição. Portanto, sempre encontre uma maneira de inseri-lo no seu dia a dia.
Por exemplo, aos sábados, você pode fazer jogos com a família e amigos em inglês. Pode ligar seu videogame e jogar on-line com nativos do idioma. Você acessar o Skype e fazer amizades virtuais para treinas suas habilidades. Exitem várias formas de se fazer isso, o importante é sempre arrumar um tempo para isso.
Tem pouco tempo? Aproveite o trânsito e escute rádio. Ou então escute podcasts. Isso pode ser feito no rádio de casa, no rádio de casa e até mesmo pelo celular.
Sempre procure melhorar as suas habilidades
Definir metas específicas ajudará a motivá-lo a continuar melhorando suas habilidades, dando-lhe objetivos claros. Por exemplo, você pode tentar aprender 20 novas palavras do vocabulário por semana, ler um livro por mês no idioma de destino ou passar 10 minutos por dia estudando o idioma.
Mesmo sendo fluente, procure fazer atividades que façam você interagir e aprender mais sobre o idioma estudado. Tudo isso faz com que o estudante evite de esquecer o idioma estudado e/ou aprendido. Mesmo sendo bom em um idioma, sempre há algo novo a aprender, sempre há como melhorar.
Utilize até mesmo seu tempo de entretenimento para aprender
Não há nada tão satisfatório quanto se divertir assistindo séries e filmes na Netflix. Exceto, talvez, se você, além de se divertir, também aproveitar esse tempo para aprender. Portanto, é possível usar o seu tempo de diversão para não se esquecer o idioma estudado.
E, felizmente, é fácil ficar viciado em uma série de TV ou filme de língua estrangeira que lhe dará uma prática regular. A Netflix está constantemente expandindo suas ofertas, então, há muitos conteúdos excelentes em idiomas estrangeiros para ajudar a reforçar suas habilidades.
Por exemplo, os estudantes espanhóis podem desfrutar de uma grande série como “La casa de papel”. Os estudantes franceses poderiam aprofundar-se no “Au service de la France”. Enfim, para encontrar programas de TV no idioma escolhido, basta pesquisar o nome do seu idioma em “programas de TV”.
Crie o hábito de leitura
Se já tem o hábito de leitura, comece a ler livros estrangeiros também. caso você não tenha o hábito da leitura, começar a desenvolvê-lo pode ajudá-lo a não esquecer o idioma estudado.
Para livros gratuitos, você pode tentar Project Gutenberg , que oferece uma variedade de livros clássicos em línguas estrangeiras.
Para se manter atualizado sobre os livros mais recentes, você pode tentar ler as listas do Goodreads para ver o que os outros leitores estão aproveitando. Por exemplo, há muitas listas de livros em espanhol . De lá, há links para ajudar você a encontrar onde comprar um livro em língua estrangeira.
Para aproveitar ao máximo leitura, tente ler em voz alta. Dessa forma, você não apenas reforçará suas habilidades de leitura, mas, também, manterá sua prática de conversação.
Faça amizade com falantes nativos da língua
É bom ter amigos, mas ter amigos falantes nativos da língua estrangeira estudada, é ainda melhor. Isso porque esse amigos podem ajudá-lo a manter as suas habilidades no idioma. Se você já tem um amigo que fala o idioma que aprendeu, ótimo! Comece a praticar com eles. Caso você ainda não tem um amigo que fala seu idioma de destino, há muitas maneiras de fazer novos amigos.
Por exemplo, você pode se conectar com falantes nativos no Italki, um serviço on-line que facilita a navegação e a conexão com tutores e parceiros de intercâmbio certos para você.
No entanto, há uma diferença entre troca simples de linguagem e amizade de longo prazo. Na verdade, a troca de linguagem geralmente não se destina a ser ao longo da vida. Então, se você espera transformar sua parceria de intercâmbio de idiomas em uma parceria de longo prazo, é importante selecionar o parceiro certo.
Procure pessoas com interesses compartilhados e compartilhe seus principais interesses em seu perfil. Quanto mais você tiver em comum, mais fácil será fazer uma conexão mais profunda que pode durar a vida inteira. Se você encontrar um amigo que fale o idioma que você aprendeu, você tornará mais fácil e agradável a prática de conversação.
Contrate ajuda especializada se achar necessário
O que você faz quando não tem certeza se suas habilidades regrediram? E se você sabe que suas habilidades não são o que costumavam ser, mas você simplesmente não consegue descobrir o que fazer para corrigi-las?
Contratar um tutor pode ser útil para essas duas preocupações. Você pode contratar tutores on-line por meio de serviços como TakeLessons e Preply, e a maioria dos tutores o ajudará com o que você quiser. Isso significa que você pode conversar com um tutor para verificações ocasionais para garantir que suas habilidades linguísticas ainda estejam intactas .
O melhor de tudo é que, se o seu tutor perceber que você está lutando com alguma coisa, ele pode lhe dar instruções personalizadas sobre como corrigir seus erros e melhorar suas habilidades.
Faça viagens para países que falam a língua estudada
Viajar para um lugar onde a língua que você está tentando manter é falada pode ajudá-lo a praticar usando suas habilidades no contexto social do país nativo daquele idioma. Durante a duração da sua viagem, você pode até perceber como estão suas habilidades no idioma.
Mas, além disso, viajar para o exterior também pode aumentar sua motivação para continuar estudando o idioma escolhido. Contudo, o aprendizado não precisa ser reservado apenas para o seu tempo no exterior. Você pode programar a sua viagem e praticar o idioma ao mesmo tempo.
Procure as páginas oficiais de sites turísticos, pesquise sites de hotéis e avalie os menus dos restaurantes para ver onde você gostaria de comer. Todas essas atividades podem ajudar a reforçar suas habilidades linguísticas e, ao mesmo tempo, deixá-lo animado para a viagem.
Não deixe todo o seu trabalho duro ser em vão! Use estas etapas e estratégias simples para garantir que você nunca esquecer o idioma estudado. Esperamos tê-lo ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!
Um comentario
Zolini
Obrigado pelas dicas, especialmente a dos sites de tutores. Útil para caramba!