Olá, leitor!
A situação é uma das mais comuns da experiência profissional humana. Você trabalha, trabalha, trabalha e não sai do lugar. Aquela promoção que você tanto almejava vai para aquele cara que chegou ontem na empresa?
Você começa a duvidar de si mesmo. Será que não sou bom o suficiente? Será que é por não saber falar inglês? Estão me perseguindo? Minha cabeça pode estar a prêmio aqui? Preciso atualizar meu currículo ou começar a enviá-lo para outras companhias? Isso com certeza! E se você não sabe falar inglês, saiba que esse fato é primordial.
A situação, de fato, não é boa se você não sabe falar inglês. Mas tudo tem uma solução. Pode ser que você esteja, de fato, deixando passar algo. E, se for uma empresa grande, saiba que com quase toda a certeza pode-se dizer que o fato de você não saber falar inglês está lhe custando sua tão sonhada promoção. De qualquer forma, não se desespere.
Hoje vamos conversar um pouco mais sobre essa situação. Além de separar algumas possíveis causas e soluções para ajudá-lo a evitar não ganhar promoção no trabalho.
Índice deste artigo
Os males de não ganhar uma promoção no trabalho
Para muitos pode parecer que não ganhar uma promoção no trabalho é uma situação neutra. Nem boa. Nem ruim. No entanto, não é bem assim. Na maioria das áreas, não existe situações neutras. Ou você está crescendo, ou está em declínio.
Logo, duas coisas podem estar acontecendo. Ou você pode estar progredindo tão devagar, a ponto de ninguém notar e, por isso, não ganhar uma promoção no trabalho. Ou está decaindo lentamente e isso lhe trará problemas, a longo prazo. Em ambas as situações, é necessária uma análise cuidadosa de si.
A acomodação pode fazer você perder a promoção no trabalho
Outra implicação nefasta de não ganhar uma promoção no trabalho é a acomodação. E ela é fatal.
O ser humano, naturalmente, não gosta de mudanças. Elas geram um gasto de energia que, instintivamente, buscamos conservar. E transportamos ela para nossas vidas profissionais.
Como não conseguimos ganhar uma promoção no trabalho, mentimos para nós mesmos, dizendo que preferimos a situação em que estamos. E vamos começando a relaxar.
Deixamos de correr atrás das habilidades que precisaríamos para aquela promoção. De repente, não saber falar inglês deixou de ser um problema. Mesmo que você deixe de atender aqueles clientes novos for não saber falar inglês.
Cursos, principalmente de inglês, pode ajudar uma promoção no trabalho
Aquele curso de atualização você só fará se a empresa pagar. Mesmo ela dizendo que vai te reembolsar ou mesmo você tendo o dinheiro suficiente.
Logo, antes mesmo que você perceba, você está ultrapassado e não ganhar uma promoção no trabalho foi uma decisão justa. Para aquele funcionário novo, ao qual não saber inglês era um problema, por exemplo, vale a pena prestar um pouco mais de atenção.
Mas por que eu acabo por não ganhar uma promoção no trabalho?
Os motivos são vários. E, como você já deve adivinhar, vão variar de caso a caso. Vamos, antes de mais nada, tirar o elefante da sala. Já inclusive, citamos ele aqui no texto. Como está o seu inglês?
Não saber falar inglês pesa muito na hora de não ganhar uma promoção no trabalho. Não saber falar inglês pode ser o que diferencia um funcionário ou outro na hora de escolher para atribuir aquele trabalho que vai dar a visibilidade que você tanto quer e precisa.
Não saber falar inglês também te coloca em contato com menos pessoas. Isso inclui aquele fornecedor, tão necessário para manter os preços da empresa competitivos. Os aquele grupo de novos clientes que pode representar um ótimo contrato.
Lembre-se. Você pode escolher não interagir com eles, por não saber falar inglês. Mas alguém vai interagir. Lembre-se disso da próxima vez que não ganhar uma promoção no trabalho.
Claro que podem existir outros problemas além de não saber falar inglês. Pode ser que alguma habilidade técnica sua esteja desatualizada. Habilidade essa que o está atrasando em suas tarefas. Logo o seu rendimento está caindo. Se você não estiver sendo produtivo, não vai ganhar uma promoção no trabalho.
Entretanto, saiba que saber falar inglês pode ser sim fundamental para você ser promovido.
Talvez seja a hora de você rever seus objetivos profissionais. Ver se estar nessa empresa está de acordo com o que você vinha planejando já há alguns anos. Nunca é tarde para ajustar as velas e tomar um novo rumo.
7 Passos simples para ganhar uma promoção no trabalho
Para aqueles que buscam uma promoção no trabalho vale a pena ficar atento a alguns pontos importantes. Vamos dar algumas dicas aqui que podem ser muito úteis.
-
Ajude para ser ajudado
A mensagem é bem menos misteriosa do que aparenta ser. Você precisa ajudar seu chefe a ser bem-sucedido. A pergunta que você deve estar se fazendo é: Como posso fazer isso? Simples. Pergunte. Nem que seja a si próprio.
Todos os trabalhos possuem critérios de avaliação chaves. Descubra quais eles são e melhore os resultados acerca deles.
Nesses casos, vale a pena perguntar a seu chefe, nem que seja, somente, para confirmar o que você já sabe. Isso vai mostrar que você se interessa pelos objetivos da empresa.
E mostrar interesse pelos objetivos da empresa vai indicar que você tem um pensamento mais focado no macro. Esse tipo de pensamento é muito desejado em cargos mais altos. E pode ser um passo para conseguir uma promoção no trabalho, assim, como, saber falar inglês.
-
Quanto mais números, melhor
Mantenha um registro das metas que pretende alcançar e dos resultados que já possui. Tanto pessoais, quanto os da equipe. No caso pessoal, aprender inglês pode ser considerada uma meta de melhora no desempenho profissional. É importante que a atualização desses registros torne-se uma rotina. Bem como a apresentação dos mesmos.
Isso porque esses dados, apresentados de forma clara são uma ferramenta poderosa. O acesso fácil a eles pode ser o diferencial na hora de seu chefe decidir por lhe dar uma promoção no trabalho.
E o fato de você estar preocupado em organizá-los, demonstra, também, um interesse pelos objetivos da empresa. Não somente pelos seus objetivos pessoais.
-
Use a transparência a seu favor
Por mais que você já tenha feito isso durante o processo de contratação, deixe bem claro quais são os seus objetivos profissionais dentro da empresa em que você está. Sinalize sem medo. Comece a aprender inglês e deixe claro que está fazendo isso para melhorar seu desempenho no trabalho.
Isso porque seu chefe está em contato mais constante com as diversas oportunidades de uma promoção no trabalho que possam, eventualmente, surgir. Mais do que você ou seus colegas por exemplo.
Logo, quando essa oportunidade, de fato surgir, o seu nome será um dos que ele se lembrará com uma maior facilidade. Justamente, porque você deixou claro para ele que uma promoção no trabalho estava dentro dos seus planos, desde o início.
-
Transforme a sua postura em uma postura proativa
Sua vontade de conquistar uma promoção no trabalho deve ser refletida em suas atitudes diárias. E isso é mais fácil do que possa aparentar ser. Demonstre isso através de seu comportamento.
Tenha atitudes que gerem um impacto positivo na empresa e nas pessoas à sua volta. Seja criativo. Aprender inglês ajuda e muito na criatividade e no desenvolvimento cognitivo da pessoa. Essas características, assim como as outras que já citamos, são as que são mais buscadas em cargos de gerência.
Por isso, quando for necessário que se preencha uma vaga que vai conversar com profissionais de diversos centros de custos, o seu nome será o indicado para essa promoção no trabalho.
-
Busque manter-se atualizado
Desenvolva e mantenha o hábito de atualizar-se acerca do mercado em que sua empresa está inserida. Saber inglês é fundamental para isso, tendo em vista que as tendências de diversos segmentos acontecem através de estudos em inglês.
Isso servirá para mostrar para seus superiores que você é um profissional interessado e comprometido com sua função. Além, é claro, de sempre estar trazendo inovações e métodos que impactarão positivamente na companhia.
-
Esteja sempre pronto para contribuir
Não é apenas seu chefe e você que importam. Esteja atento a seus colegas de trabalho e, até mesmo, com os que trabalham em diferentes setores da empresa. Mostre-se, sinceramente disposto a ajudá-los com seus problemas.
Sabendo falar inglês, você poderá contribuir nesse aspecto com a empresa toda vez que for necessário utilizar esse idioma. Esse tipo de postura combina com cargos de maior responsabilidade.
Além de mostrar que você é a pessoa ideal para se trabalhar em equipe. Aquela pessoa que coloca os interesses gerais acima dos próprios. Características que serão levadas em conta quando a próxima promoção no trabalho aparecer.
-
Esteja sempre evoluindo
A última dica é, talvez, a mais importante de todas. Isso vale para todos aqueles que buscam reconhecimento profissional. Esteja sempre evoluindo suas habilidades. Não saber falar inglês, por exemplo, pode ser fatal.
Mas, também, existem outras coisas que podem ser feitas. Cursos, eventos, certificações específicas, especializações, dentre outras. Se forem internacionais ainda em outro idioma, melhor ainda (esse é mais um motivo para aprender a falar inglês o quanto antes).
Até o simples fato de manter-se bem informado, conta pontos na hora de uma promoção no trabalho. Afinal, ninguém leva em conta uma pessoa despreocupada com a própria evolução.
Falar inglês é uma atualização muito importante
Não saber falar inglês pode ser um detalhe importante na hora de decidir entre um ou outro funcionário para uma promoção no trabalho.
Por isso, procure sempre cursos ou, caso já tenha um bom nível, mantenha-se ativo. Atenda os clientes internacionais ou pratique imersão no idioma. Lembre-se, se você não está evoluindo, está decaindo.
Esperamos tê-lo ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!