O inglês instrumental pode ser uma ótima ferramenta de aceleração do aprendizado da habilidade de audição no aprendizado de língua inglesa. Confira mais sobre o assunto a seguir!
Olá, leitor!
Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, quanto mais alta for a sua qualificação, maiores as chances de conseguir uma boa colocação. Então, ter uma graduação e um mestrado, ou, até mesmo um doutorado, realmente contam como diferenciais.
A busca por vagas em ambos aumentou consideravelmente. Então, os futuros candidatos de mestrado e doutorado precisam se preparar com muito afinco para os dias de processo seletivo. Que por muitas vezes, exigem o domínio do inglês. E mesmo aqueles que não exigem, o inglês sempre será um diferencial a mais.
O domínio do inglês realmente faz a diferença no processo seletivo, já que conta como um algo a mais. Além disso, por muitas vezes serve como critério de desempate. Mas se você não domina o inglês e não tem muito tempo para aprender o idioma, que tal tentar o inglês instrumental?
Não sabe o que é isso? Não se preocupem, explicaremos tudo a seguir.
Índice deste artigo
- O que é o inglês instrumental?
- Para que serve o inglês instrumental?
- Diferença do inglês instrumental para o inglês convencional
- Vantagens do inglês instrumental
- Como aprender inglês instrumental sozinho
- Palavras cognatas aplicadas no inglês instrumental
- O conhecimento das palavras através do inglês instrumental
O que é o inglês instrumental?
O inglês instrumental surgiu para ajudar as pessoas com objetivos específicos para fins profissionais. O formato tem como um dos objetivos ajudar com a parte de leitura. De modo que você consiga ler um texto específico de maneira rápida e objetiva.
O inglês instrumental também pode ser conhecido como inglês técnico (ESP – english for specific purposes) ou inglês para fins específicos. Ele começou a ser ensinado por volta dos anos de 1970 em universidades brasileiras. Algumas ainda mantêm cursos até hoje, e até mesmo escolas de inglês também o oferecem. Além da possibilidade de encontrar aulas através dos cursos online.
Ao procurar na internet, você se depara com diversos tipos de técnicas, tais, como: inglês para leitura, inglês para turismo, inglês para negócios, inglês acadêmico, entre outras. Cada uma das técnicas tem uma área no qual é mais focado, como: a escrita, a fala, a leitura ou até mesmo a compreensão auditiva.
O inglês instrumental é uma forma de auxiliar um aluno para que ele consiga usar bem o mínimo de recursos que tem, focando em técnicas de leitura. Mas apesar de o foco ser mais em técnicas de leitura, ele também pode auxiliar bem na conversação, fala ou escrita.
O inglês que é ensinado comumente nas escolas de inglês apresenta um vocabulário maior e foca mais em situações comuns e até mesmo situações de negócios. Mas existem áreas que precisam de termos específicos e, por vezes, é muito mais formal.
Para que serve o inglês instrumental?
Serve para os mais variados propósitos. Dentre eles, os principais são passar num processo seletivo para cursar mestrado ou doutorado, melhorar o conhecimento numa área específica e em pouco tempo. Ex: medicina, direito, finanças e administração. E com o conhecimento que o profissional já possui da área aliado às suas necessidades, faz com que o inglês instrumental seja uma boa opção.
Esse tipo de técnica é mais aceito para fins de trabalho ou acadêmicos. Mas os termos mudam de acordo com a área. Então o ideal é procurar um curso mais voltado as suas necessidades.
Diferença do inglês instrumental para o inglês convencional
O inglês convencional é mais focado nas quatro habilidades, enquanto que o inglês instrumental é mais focado na leitura, mas não obrigatoriamente. Isso porque o aluno pode escolher o que mais se encaixas nas suas necessidades. E fica sendo essa sua principal diferença.
Além disso, o inglês instrumental é mais voltado para pessoas que necessitam melhorar seu nível de leitura no inglês em um curto espaço de tempo. Comumente as pessoas procuram o inglês instrumental com o objetivo de melhorar sua leitura para textos técnicos e acadêmicos.
Vantagens do inglês instrumental
A vantagem desse curso é mais voltada para quem tem pouco tempo e necessita aprender o inglês para um fim específico. Contudo, se as suas necessidades são, por exemplo, uma viagem, o mais indicado é o inglês convencional. Porém, se a sua necessidade envolve entender textos acadêmicos, o inglês instrumental é o indicado a você.
Por envolver apenas uma prática, a de leitura, o seu aprendizado é muito mais rápido e com contato diário da língua. Em apenas 10 dias é possível perceber os primeiros resultados. Diferente do convencional que abrange muito mais coisas e os primeiros resultados demoram um pouco.
Ao conhecer as palavras mais frequentemente usadas na língua inglês, ao ler um texto você irá se deparar com elas. Ao conhecer cerca de mil palavras, você conseguirá compreender mais de 90 por cento do conteúdo do texto.
No inglês instrumental as palavras cognatas fazem uma grande diferença. Isso porque existem palavras similares ao nosso idioma tanto na escrita quanto no significado. Grande parte dos artigos são compostas por essas palavras.
Você ainda pode aprender a fazer a leitura superficial do texto, skimming, ou a leitura aprofundada do mesmo, scanning. Além de aprender a se contextualizar. O inglês instrumental trabalha com afinco essa parte e com o conhecimento específico da sua área é possível ler um texto rápido e de maneira eficiente.
Uma boa gramática e saber sobre as conjunções que ligam as palavras é importante, para conseguir compreender o texto. Além dos pronomes para que você compreenda quem fez ou quem faz o quê.
Como aprender inglês instrumental sozinho
Confira agora algumas dicas de como aprender:
-
Aprenda as palavras
Não foque em memorizar as palavras, isso não funciona muito bem, já que você pode esquecer. Então, procure aprendê-las, compreender as palavras é importante. Anote as palavras, faça lembretes, use flash cards, revise as palavras que já viu. Ver a palavra apenas uma vez não significa que você aprendeu, então, estude.
-
Conviva com o idioma
Mude as redes sociais, sistema do computador, do celular, filmes com legenda em inglês, músicas em inglês, o quanto mais puder se rodear do inglês mais e mais se acostumará com a língua. Sempre que possível leia textos em inglês, use estímulos visuais também, eles são importantes no aprendizado.
-
Conheça as palavras mais comuns
O inglês instrumental é focado nisso, conhecer as palavras mais comuns e usá-las a seu favor. Portanto, busque conhecer o máximo de palavras possíveis. Mas não apenas palavras, procure conhecê-las num contexto. Aprenda frases também e desse modo entenderá os textos com mais facilidade.
-
Aumente o vocabulário
Por mais que as palavras mais comuns sejam o mais fácil de aprender, foque em conhecer mais e mais palavras dentro da sua realidade e do seu trabalho. Desse modo, seu vocabulário ficará mais rico e o seu conhecimento não será tão limitado.
-
Trabalhe as palavras
Ao conhecer novas palavras e anotá-las no seu caderno de anotações, procure estuda-las. Vejo o emprego dos verbos e os substantivos e tudo sobre essa palavra. O quanto mais envolvido você estiver com as palavras, mais rápido você aprenderá o idioma. Forme frases e leia bastante, é importante que você fixe o maior conteúdo possível.
Palavras cognatas aplicadas no inglês instrumental
Existe uma infinidade de palavras que você poderá aprender para melhorar seu vocabulário e facilitar os seus estudos do inglês instrumental. E uma das coisas que pode te ajudar e muito são as palavras cognatas.
Exemplos de palavras cognatas:
Inglês – AL | Português – AL |
Hospital | Hospital |
Animal | Animal |
Moral | Moral |
As palavras mais comuns são a chave do seu aprendizado com o inglês instrumental. Portanto, faça bom uso delas e procure conhecer o maior número possível, já que existem mais de 1600 palavras comuns e várias cognatas. Delas, podemos tirar um imenso proveito na hora de aprender mais rápido o inglês.
As palavras cognatas são o seu trunfo ao aprender inglês instrumental, procure não se deixar levar apenas por similaridades, eles podem ser uma pegadinha também, exemplo:
Alms, Não são as almas — é “esmola”
Baste, Não é “basta”. É “alinhavar”
Quiz, Não é “quis”. É “questionário”, “adivinhação”, “perguntas”.
Essas são algumas das palavras que podem algumas pessoas podem confundir. Então, é bom tomar cuidado com os falsos cognatos. Além de prestar bastante atenção ao procurar aprender inglês instrumental. Sempre é bom aprender a palavras e não apenas decorá-las.
O conhecimento das palavras através do inglês instrumental
Ao conhecer o que está aprendendo você se permite ter uma visão mais ampla das coisas e, também, evita de apenas decorar as coisas e esquecê-las em pouco. É possível aprender inglês instrumental em pouco tempo e sozinho. Basta um pouco de esforço e tempo.
As possibilidades se mostram maiores ao ter um domínio maior sobre esse idioma. Então, procure aprender mesmo dentro das suas limitações. O inglês instrumental pode ser muito útil se aplicado da forma correta.
Se rodeie do idioma, leia notícias em inglês e de preferência dentro da área que quer aprender. Como também, veja filmes e séries em inglês e busque sempre os que envolvam mais a sua área de interesse. As músicas podem ser suas aliadas, procure ver as letras sempre que possível.
Aprender inglês instrumental pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina. Em apenas seis meses você poderá conseguir ler textos acadêmicos e técnicos em inglês sem grandes dificuldades e em um tempo relativamente curto.
Avalie suas necessidades e se o inglês instrumental for aquilo que se encaixa nas suas perspectivas, use-o como ferramenta de estudo. Já que ele trabalha uma parte específica, o seu resultado é rápido, valendo muito a pena.
Como o contato com o idioma é frequente, possivelmente você conseguirá desenvolver as outras habilidades de inglês, porém, não na mesma velocidade.
Esperamos tê-los ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!
Um comentario
jose
Muito boa sua colocação sobre o uso dos cognatos, e sua honestidade em afirmar que aprende-se para passar numa prova, não para conversar, ler ou escrever. Leciono ESP a muitos anos, e meus alunos têm bom desempenho porque sou honesto com eles.Não prometo fazê-los poliglotas, mas lhes prometo um bom resultado no teste. Considero esse segmento um dos mais difíceis da área de estudos de línguas, porque o professor precisa ter um domínio do idioma bem acima da média, conhecer bem o português, bem como outros idiomas, como as línguas ancestrais grego, latim, hebraico etc.