O inglês para crianças é uma boa maneira de introduzir o pequenino no aprendizado de uma segunda língua. Por isso, aprender inglês quando criança pode ser muito produtivo e mais fácil. Existem muitas escolas especializadas no ensino de inglês para crianças ou que possuem turmas exclusivas para cada idade. Contudo, é muito importante os pais escolherem bem a escola de idiomas para seus filhos de acordo com o método de ensino de cada uma delas. Para ajudá-los nesse sentido, separamos uma série de dicas para você.
Olá, leitor!
Não existe uma idade específica para começar a se aprender inglês. Nada impede que os pais ensinem um segundo idioma para os seus filhos desde o primeiro ano de idade. Nesse sentido, o inglês para crianças tem se mostrado uma opção muito boa para várias famílias.
Quando uma criança está aprendendo a falar, a andar e a conhecer o mundo a seu redor, introduzir um segundo idioma aos poucos pode ser o ideal para que ela crie laços com o novo idioma e tenha uma facilidade maior no futuro. Por isso, o inglês para crianças pode ser uma forma de apresentar os estudos das línguas desde cedo para os seus filhos.
Muitos especialistas e profissionais da área afirmam que o ideal é se aprender desde cedo uma segunda língua. Pois, assim, a criança terá mais facilidade em aprender a língua inglesa ao mesmo tempo em que aprender a própria língua nativa. O cérebro de uma criança em desenvolvimento é capaz de absorver e reter informações mais fácil.
Índice deste artigo
Qual é a idade ideal para matricular meu filho num curso de inglês para crianças?
O inglês é passado em muitas escolas, tendo algumas voltadas somente no ensino aos pequenos. Várias começam as turmas com crianças de 2 anos. Até pode parecer um pouco cedo para muita gente, mas ao ter o contato cedo a criança se acostuma com mais facilidade ao idioma e com menos inibição do que um adulto. Assim, ela se permite a aprender com muito mais facilidade.
Qual é a metodologia de ensino nesses cursos de inglês para crianças?
Bem, cada escola segue uma metodologia diferente ao oferecer um curso de inglês para crianças. Porém, todas contêm uma familiaridade que é ensinar o inglês de maneira lúdica, com teatrinho, músicas infantis, brincadeiras e até cozinhando com as crianças.
Quando as crianças ainda não foram alfabetizadas na língua mãe, no nosso caso, o português, ensinar uma segunda língua a elas não causa grande confusão. Isso porque não é cobrado dela o conteúdo ensinado, é ensinado apenas a interação com a língua.
Existem muitas escolas particulares que trabalham com o ensino bilíngue. Isso faz com que o pequenino se familiarize e aprenda pelo menos o básico de língua inglesa ainda quando está se alfabetizando. Isso faz com que ele tenha muita facilidade em se aprofundar nos estudos de inglês.
Dicas de escolas que oferecem cursos de inglês para crianças
As escolas listadas logo abaixo, são as melhores e mais conhecidas do mercado. Selecionamos cada uma delas de acordo com o depoimento de pais sobre o curso de inglês para crianças de cada uma delas.
Cada uma dessas opções que falaremos, possuem métodos diferentes. Ou seja, elas funcionam de uma maneira específica. Vamos à lista!
A escola começa a ensinar inglês para crianças com dois anos de idade, com turmas pequenas, 10 alunos. As idades e as individualidades dos alunos são respeitados. Desse modo, as turmas são formadas.
Com muitas brincadeiras, muita música e muitas atividades que fazem com que os alunos interajam m grupo e com o professor. O idioma é passado e desse modo a criança fica em contato constante com o inglês.
E a partir dos 6 anos as crianças já tem suas habilidades de escrita e leitura mais exploradas, mas nada forçado.
A escola trabalha com intercambio infantil, TOEFL para os pequenos, que seria o primário.
Suas unidades ficam em Florianópolis, Curitiba e uma em São Paulo.
Começando a ensinar inglês para crianças a partir dos 2 anos e seguindo até os 11 anos. De início, o curso é voltado para os pequenos de forma bem lúdica, com muitas brincadeiras, músicas e um material em interativo. Conforme a criança vai avançando na idade, o idioma avançado é inserido gradualmente, sem sustos. A escola procura trabalhar o melhor possível as quatro habilidades.
Através de oficinas com os alunos, que envolvem desde brincadeiras mais simples, como até cozinhar com o professor, o inglês é desenvolvido de forma tranquila.
A escola trabalha de maneira diferenciada, podendo ter grupos reduzidos, aulas individuais na escola e até mesmo aulas em casa.
A escola tem sua sede em São Paulo, nos Jardins.
A escola tem mais de 45 anos de experiência no mercado no exterior, está no Brasil desde 2002, e tem mais de 60 unidades no país. As turmas infantis têm uma quantidade reduzida de alunos, e uma maior carga horaria para que as crianças pratiquem o máximo de tempo possível.
Com eventos para que as crianças se sintam mais estimuladas a treinar o idioma, eles têm o Be a chef, no qual o aluno cozinha, além do Splash Day que o inglês é praticado na piscina.
A escola trabalha com testes de aprovação como o: Cambridge Preparation Centre.
Com unidades em quase todo o país.
Através da música, da jardinagem, mexer com argilas e diversas brincadeiras, as crianças tem um contato frequente com o inglês, e ele passado tão naturalmente com as brincadeiras que elas vão se acostumando a ouvir. O curso é dividido em duas fases, a pré kids e o kids, sendo o primeiro inglês para crianças 3 a 7, e a segunda para crianças 7 a 10 anos. Com aulas longas de até 150 minutos as crianças se envolvem bem nas atividades e conforme vão crescendo e sendo alfabetizados, o mesmo ocorrerá no inglês.
É uma escola de Curitiba.
Com um bom tempo de mercado, a Fisk também trabalha o inglês para crianças em suas unidades, e as crianças podem começar com 4 anos, e seguir até os 10 anos, divididos em módulos diferentes, sendo cada um com uma carga horária diferente, e métodos de ensino adaptados.
As crianças brincam, cantam, dançam, veem conteúdo em inglês, além de cozinhar com os professores, realmente vivendo o idioma dentro da escola.
Com filiais em todo país.
Apesar de a escola trabalhar com o TOEFL os pequenos não precisam realizara prova.
A escola trabalha em seis níveis de ensino, começando aos dois anos, e seguindo para um nível diferente conforme a criança pega mais idade. Cada etapa do curso tente trabalhar uma habilidade de maneira mais especifica. No início do curso o inglês para crianças é passado de maneira mais lúdica, e conforme vai avançando as habilidades de escrita e leitura também serão trabalhadas.
O curso é exclusivo do Rio Grande do Norte, com a sua sede em Natal.
A Cultura inglesa também não ficou fora dessa e tem turmas infantis, começando com 4 anos de idade, os cursos possuem três módulos anuais que não são sequenciais. As turmas infantis começam aos 4 anos e seguem até os 10 anos, e cada fase o material muda e se adapta as habilidades da criança.
A escola possui filiais em todo o país.
A escola é uma das mais conhecidas dentro do país e com um extenso currículo em ensino, e no ensino infantil trabalha o inglês para crianças a partir dos 3 anos, com a turma TOTS e depois dos 8 aos 10 a turma KIDS.
Em ambas as turmas o inglês ensinado através de brincadeiras, sem forçar a criança, ela se acostuma com o idioma ao conviver com ele.
Com muitas brincadeiras, músicas e histórias as crianças se acostumam a ler, falar e ouvir o idioma.
Com filiais em todos o país.
A Yazigi trabalha com crianças com crianças entre 3 e 10 anos, e divide em estágios o aprendizado, já que cada fase a criança está mais apta a algum tipo de conhecimento. De maneira lúdica o idioma é passado para as crianças. O inglês para crianças é desenvolvido em estágios como Paddy the Jelly no qual o material é voltado para os pequenos com idade entre 3 e 5 anos.
A escola trabalha com certificação internacional como o TOEFL.
Possui filiais no país todo.
Essa escola possui tradição no ensino de inglês, e também ensina inglês para crianças com turmas voltadas para os pequenos já com 6 anos até os 9 anos, quando já estão sendo alfabetizados. O curso infantil trabalha com oito níveis diferentes e tenta trabalhar o melhor possível as quatro habilidades, introduzindo o idioma através de brincadeiras, músicas e atividades complementares.
Com filiais espalhadas no país todo.
Esse curso de inglês para crianças faz uso de um personagem muito famoso, como o próprio nome já diz, Pingu, desse modo a criança já se identificará com o curso facilmente. A escola começa a trabalhar com crianças a partir dos 3 anos de idade, e segue até os 10, é voltado para crianças pequenas. O curso tenta personalizar o ensino das crianças, e faz uso do sistema espiral, no qual a criança tem acesso ao mesmo conteúdo de diferentes perspectivas.
Possui três módulos com 72 horas de duração cada, e um quarto nível avançado, no qual é feito um preparatório para o teste Cambridge Young Learners English – Starters Level.
A escola tem franquias em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Minas Gerais.
O método de ensino do Kumon já é ensinar inglês para crianças um pouco maiores. Aquelas que já sabem ler e escrever. Com um material bem ilustrativo e simples, de modo que faça com que a criança desenvolva raciocínio lógico, o seu sistema não é absurdamente forçado e nem lento.
Isso faz com que se aumente a dificuldade gradativamente. Contudo, esse método não muito diferente da criança sendo ensinada na escola comum.
Com filias no país todo o Kumon ensina inglês para crianças e também japonês.
Essa escola de idiomas começa a lecionar inglês para crianças a partir dos seus dois anos de idade. É um pouco cedo para alguns, mas é um método bem funcional. Criado por uma pedagoga que começou seu método ensinando a própria filha a falar francês Assim, ela desenvolveu um método de ensino diferente, e o aplica na escola.
As crianças aprendem o idioma brincando e dessa forma encaram o estudo como algo divertido e prazeroso, não como uma obrigação. A escola, além de emitir certificação internacional, também trabalha com intercambio. O ensino é dividido por idades.
Possui franquias em todo o país.
A escola PBF é muito conhecida no mercado. Ela também aderiu ao inglês para crianças, suas turmas se iniciam com crianças de quatro anos. A escola trabalha em quatro estágios, com dois livros em cada estágio. Também faz uso do inglês lúdico, tentando fazer com que a criança se sinta confortável. O seu método de ensino infantil foi adaptado de modo que a criança consiga absorver o novo idioma com mais facilidade.
Também possui franquias no país todo.
Fundada em 1987, a Tots & Teens é uma escola de ensino da língua inglesa. Especializada em preparar alunos de todas as nacionalidades para ingressar em escolas americanas e britânicas em São Paulo e no exterior.
A escola oferece cursos para crianças de 3 a 18 anos, em sessões de três horas diárias. Isso no período matutino e vespertino e com 10 meses de duração. As classes são formadas por grupos de 14 alunos. Com exceção das classes do “Pre-School”. Que podem incluir até 20 alunos sob os cuidados de uma professora e sua assistente.
O calendário da Tots & Teens se assemelha ao usado nas escolas americanas e britânicas. Tendo o primeiro semestre início em agosto e o segundo em fevereiro. Cursos de férias são ministrados durante os meses de janeiro e julho.
Os alunos de 3 a 5 anos de idade são expostos a um ensino intensivo da língua inglesa. Assim como as atividades de pré-escrita, pré-leitura, matemática, estudos sociais, música e arte.
A partir dos 6 anos os alunos iniciam um programa de leitura global e fonética, matemática, estudos sociais e atividades de arte.
Para os alunos acima de 8 anos o conhecimento inicial da língua determinará o nível do programa a ser cursado. Dividido entre método de ensino da linguagem e envolvimento em atividades de classe.
Esperamos tê-los ajudado, muito obrigado, bons estudos e até a próxima!