Aprender inglês em gramática não é uma tarefa fácil, porém, não é impossível. Existem sim alguns métodos alternativos que podem ajudar o estudante. Principalmente aqueles que sentem dificuldades em estudar a gramática de forma convencional. Será sobre esses métodos que falaremos a seguir.
->
Olá, leitor!
É notável observar que a forma em que aprendemos o inglês, inclusive nas escolas, acaba nos deixando mais medrosos em relação ao idioma, do que confiantes em sair por aí falando ou escrevendo. Isso acontece porque muitas vezes focamos mais em saber classes, regras gramaticais e usar tudo corretamente do que realmente praticar o inglês.
Por isso, sempre ouvimos essa história de se aprender inglês sem gramática. Entretanto, será que isso é realmente possível? É o que veremos a seguir…
Índice deste artigo
Aprender inglês sem gramática: mito ou verdade?
Muita gente busca meios de aprender inglês sem gramática. O que é impossível. Quando falamos sobre aprender inglês sem gramática significa aprender as regras do idioma de outras maneiras. Sem ser daquela velha e chata forma que todo mundo conhece. Portanto, não é possível sim aprender inglês sem gramática, mas, sim, estudar a gramática de uma maneira mais leve.
Hoje temos cinco exemplos de situações em que você poderá aprender inglês sem gramática normativa. E são elas:
Permanecer algum tempo em um país de língua inglesa
Apenas o contato com o idioma, em muitos casos, já é suficiente para a aprendizagem. Isso se dá porque nós aprendemos um idioma muito mais pela audição, observação e repetição. Uma criança de 2 ou 3 anos não tem aula de gramática. Ou seja, aprender inglês sem gramática. E ainda sim fala a língua que faz parte da sua rotina. Ao passo de que quanto mais ela ouvir palavras diferentes e entender em que contexto elas foram ditas, maior se amplia o vocabulário dessa criança.
Da mesma forma, somos capazes de aprender inglês sem gramática. Apenas aprendendo frases e palavras chaves sem necessitar conhecer as regras que regem a língua padrão inglesa.
Viajar, mesmo que em férias curtas ou através de intercâmbio, para países que possibilitem esse contato natural com o idioma, em que você não tenha outra opção além da comunicação em inglês, pode ajudar a te tornar a aprender inglês sem gramática e ser fluente. Assim como uma pessoa é fluente no idioma do país que vive, mesmo não entendendo de verbos e advérbios. A fluência trata mais de saber se comunicar, se expressar em uma determinada língua, do que conhecer a estrutura gramatical que a forma, passo a passo.
Quanto maior exposição ao idioma, maior as chances de se aprender inglês sem gramática. Assim, você aprenderá mais rápido e avançará ganhando confiança na hora de conversar com um estrangeiro. Uma vez que a conversa soará mais natural e você não sentirá tanto bloqueio só por não lembrar mais daquela definição entre Past Perfect x Present Perfect. Como se por não saber a regra, não tivesse mais o poder de se comunicar sem ser compreendido.
Assistir filmes e séries
Quando se quer aprender uma segunda língua, é preciso consumir, no sentido de ter acesso, todo tipo de produção que a utilize. Consumo este que deve ser feito no idioma original, evitando dublagens. As séries e os filmes são excelentes para aprender inglês sem gramática. Pois além de serem extremamente encantadores aos nossos olhos, também nos oferecem um leque de possibilidades na hora de ampliar o vocabulário.
Impossível que você não saiba alguma palavra ou expressão em inglês que viu em alguma série ou filme. Há aquelas famosas como “I’ll be back” do Exterminador do Futuro, “May the force be with you” do Star Wars, “It’s gonna be legen… wait for it… dary!” de How I met your mother, “Houston, we have a problem!” do Apollo 13, entre tantas que se instalam em nossa cabeça e não esquecemos mais.
É importante analisar que toda obra é feita em um contexto. Cada vez que assistimos a um filme diferente é outra realidade com outra seleção de palavras, própria para aquela história em si. Uma série de investigação te trará expressões do cotidiano de policiais, advogados. Alguma com a temática sobre medicina poderá te trazer termos técnicos da profissão. As séries de comédia, por outro lado te trarão um contexto bem mais informal com frases comuns entre família, amigos, comunidade etc.
Logo, não deixe de anotar suas expressões favoritas e com elas irá, aos poucos, treinar sua audição. A fim de que você possa interpretar e compreender o idioma. Desta forma, aprender inglês sem gramática será uma tarefa fácil e prazerosa, se for executada continuamente, com foco no objetivo.
Ouvir músicas, rádios online e Podcasts
A imersão total dentro do inglês é fundamental para se aprender inglês. Como dito anteriormente. Seu cérebro precisa ser bombardeado constantemente e de maneiras diferentes para conseguir aprender inglês sem gramática. Ao assistir um filme ou uma série, que tal prestar atenção também na trilha sonora?
A música é um dos métodos mais utilizados para se estudar um idioma a aprender inglês sem gramática. No caso do inglês é ainda mais prático. Pois a infinidade de estilos e artistas consagrados é um prato cheio para quem decide se tornar fluente. A sensação de ouvir uma canção e entender o que está sendo cantado, poder cantar junto sem ter a sensação de que está acompanhando em chinês em vez de inglês, é sem dúvida, uma mistura de orgulho com paz de espírito.
Na hora de ouvir a música, não se esqueça de procurar a letra, tirar dúvida sobre alguma palavra que não conhecer e escutá-la até que ao ouvir você possa entender a música sem necessitar traduzir mentalmente. Assim funciona o aprender inglês sem gramática através da música. Quanto mais familiarizado você é de uma palavra, mais natural é o uso que você fará dela em uma conversa.
As rádios online também são uma ferramenta interessante de se utilizar. Afinal, não se trata apenas de ouvir músicas, mas também, notícias sobre trânsito, sobre acontecimentos locais e entrevistas. O bom é que é sempre algo novo. Sempre um novo desafio a ser decifrado. Ao contrário de ouvir uma música com a letra, você será forçado a prestar mais atenção no que escuta. Treinará também a sua compreensão de acordo com o contexto dado. Não haverá legendas, se não entender uma palavra, terá de obter um entendimento geral da frase.
Outro ponto positivo de se aprender inglês sem gramática dessa forma, é se adaptar a entender diversos sotaques. Seja ele britânico, norte-americano, canadense, australiano, ou ainda dentro de um mesmo país, como os Estados Unidos, com tantos estados e cidades.
Os Podcasts são uma ótima opção também para se aprender inglês sem gramática. Trata-se de arquivos em áudio que são armazenados em sites e blogs a fim de entreter e informar os ouvintes. Os temas são diversos, você poderá encontrar podcasts sobre ciência, cinema, games, culinária, entre muitas outras possibilidades.
Alguns possuem a transcrição do conteúdo para se ler enquanto se ouve, e para facilitar ainda mais, o arquivo costuma ser disponível para download. Você pode ouvir no ônibus, em casa, no horário de almoço e praticar seu inglês sempre que tiver oportunidade.
Plataformas interativas
A internet é uma joia nas mãos certas, nas mãos de quem planeja e se dedica. A prova disso é o uso que fazemos de redes sociais. Enquanto alguns se conformam apenas em postar e curtir fotos, outros criam ou acompanham páginas que possam ajudar naquilo que pretendem. No Facebook, por exemplo, há muitas delas com pessoas, que assim como você, buscam aprender inglês sem gramática, ser fluentes e se interessam em trocar ideias sobre o que foi positivo para elas nessa jornada e pedir sugestões do que fazer a seguir.
A parte isto, temos plataformas elaboradas apenas com o intuito de ensino de línguas. Inclusive algumas destinadas a esse tema, aprender inglês sem gramática.
Quando se pesquisa aparecem inúmeros resultados e a maioria delas possui além da ferramenta de chat e vídeo. Além de fornecer a possibilidade de realizar exercícios dinâmicos sobre inglês. Para participar você escolhe o idioma que quer aprender, no caso, inglês sem gramática, e aquele em que você é fluente, no nosso caso o português. Feito isso alguém que pretende aprender português e seja fluente em inglês logo será colocado em contato contigo e vocês poderão conversar e ensinar um ao outro.
Muitas destas plataformas possuem a versão em aplicativo que pode ser instalada em seu smartphone, sendo bem mais fácil o seu acesso.
Professor particular
As pessoas costumam desistir fácil dos cursos de inglês por achar muito complicada a forma de ensino. Pois uma vez que você não sabe muito do idioma, saber qual a posição da preposição ou ainda todos os verbos irregulares no particípio. Ou como usá-los parece nos desolar com o pensamento “eu nunca vou conseguir aprender, é difícil demais decorar tudo isso”.
Entretanto, os professores particulares são muito mais versáteis e procuram atender aos alunos de acordo com o que ele necessita. Neste caso, você pode pedir mais aulas de conversação com frases e expressões mais usadas, do que realmente a parte gramatical. Isso também é um ponto válido caso você queira aprender o inglês sem gramática ou para um objetivo específico, como um cargo dentro de uma área em que você atua, ou para se preparar para uma viagem. O professor é um especialista que pode tirar suas dúvidas e te preparar da melhor forma possível para realizar este objetivo tão perseguido que é a fluência.
É mais que necessário deixar claro que existe sim a possibilidade de aprender o inglês sem gramática, porém, quando se trata da gramática normativa, aquela que nos ensina sobre classes gramaticais e a estrutura de frases em diferentes tempos verbais. Contudo, não há como aprender inglês sem a gramática de uso, que possibilita aprendermos frases e expressões para diferentes finalidades como nos apresentar para alguém, fazer reserva num hotel, pedir informações, nos comunicar em restaurantes, aeroportos etc.
Vale ressaltar também que conforme for o objetivo da fluência, saber a gramática normativa também é necessária. Pois vestibulares, entre outros testes, se valem muito mais de questões gramaticais do que compreensão de textos. Portanto é sempre bom dar um pouco de atenção às regras. Assim como todos os brasileiros são fluentes, porém nem todos escrevem corretamente ou são bem articulados quando argumentam. E isto se dá por falta de estudo gramatical também.
O mais importante é nunca deixar de estudar e praticar, afinal o inglês não é nenhum bicho-papão. Esperamos tê-lo ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!