Olá, leitores!
Como já foi abordado aqui anteriormente, um dos melhores métodos de se aprender inglês é mergulhando num ambiente de completa imersão. E para aqueles que conseguem, o ambiente de maior imersão é, sem dúvidas, o intercâmbio.
Para aqueles que conseguiram dispor de tempo, dinheiro e paciência para enfrentar os vieses burocráticos que, eventualmente, possam surgir, pode ser que eles enfrentem um outro problema. O medo de falar inglês com nativos pode surgir até nos estudantes mais confiantes.
Além de entrar em contato com novas culturas e conhecer novos países, o principal objetivo de um intercâmbio dever ser aprender o inglês. E o medo de falar inglês pode levar a algumas situações estranhas.
Você pode acabar se comunicando muito pouco ou falando somente com brasileiros. Isso, de modo geral, não é um problema. Mas, do ponto de vista do seu inglês, pode vir a ser. Se você está realizando um intercâmbio, o seu contato com o novo idioma deve ser maior que o seu medo de cometer erros.
Como vencer o medo de falar inglês com um nativo?
Os erros (e o aprendizado vindo através deles) são o que consolida nosso conhecimento. O medo é normal. Mas não pode ser incapacitante. Para ajudar você a perder o medo de falar inglês, reunimos aqui algumas dicas para ajudá-lo.
GRAVE-SE
Um dos passos para se perder o medo de falar inglês com outras pessoas é perder a vergonha de falar consigo mesmo. Mesmo parecendo que não temos nenhuma vergonha de nós mesmos, ela é uma realidade. Todos nós o temos em alguma medida.
O que não podemos deixar é a vergonha crescer ao ponto de nos impedir de comunicarmos com outras pessoas.
De acordo com diversos especialistas quando o assunto é linguística, recomendam gravar a si mesmo. Grave-se lendo em voz alta. Isso vai lhe ajudar a melhorar o entendimento do inglês. Sobretudo a sua pronúncia.
Quando estiver realizando esse processo, o mais indicado é revisar a gravação. Ouça-a com cuidado (vale diminuir a velocidade no começo) e comece a listar suas dificuldades.
Anote todas as palavras que são classificadas como pontos de mudança. São as que você tem qualquer dificuldade de pronúncia. O indicado é realizar essas gravações, no mínimo duas vezes por semana.
É bom também manter um registro do seu avanço. Perceba quantos erros você comete a cada vez e quais os que mais se repetem. O ideal é reduzir os erros a quase zero (pois o zero é, virtualmente, impossível) e evitar a reincidência.
FALE SOZINHO
Uma das formas de perder o medo de falar inglês (ou qualquer tópico, em qualquer idioma) é antecipar situações. Portanto imaginar situações ou problemas que pode, porventura, vir a ter pode ser uma boa ideia. Elabores diálogos que envolvam essas situações e estude-os.
Essa pode ser uma ótima ideia para desinibir-se. Após criar esses diálogos, você deve lê-los em voz alta. Afinal, a comunicação em inglês é, sempre, em algum nível, falada. Caso sinta-se mais confortável de outra forma, você pode partir para falas sem roteiro estabelecido. O que deixá-lo mais à vontade.
Todo esse processo tem por objetivo ajudá-lo a habituar-se com a formação de frases. Não frases prontas, mais um entendimento mais profundo da gramática e um vocabulário mais elaborado. Além do mais, a prática, como já citado acima, leva à perfeição. Quanto mais você pratica, menos medo de falar inglês você tem.
Como o objetivo é fazê-lo perder o medo de falar inglês, ao gerar situações que não sejam estressantes, os assuntos dessas conversações também não devem ser.
Escolha assuntos que o deixam confortável ou que despertem interesse seu. Podem ser relacionados com sua área de trabalho ou algum hobby que você pratica. Você deve imaginar as suas situações cotidianas e transferir esse conhecimento para língua inglesa.
PENSE EM INGLÊS
Pode parecer complicado no começo. Afinal, todo o tempo nós falamos e pensamos em português. Porém, só pensamos em português porque, a vida toda nós aprendemos em português, conversamos em português e convivemos com pessoas que falam português.
Esse é o idioma em que estamos imersos. Mas essa “mudança” de chave não é impossível. E, uma vez realizada, você verá como ela é uma ferramenta eficiente para construir a confiança e perder o mede de falar inglês.
No início, traduzimos tudo que ouvimos para o nosso idioma materno. É natural. É mais confortável. É seguro. O que você tem que fazer é ir alterando aos poucos. Em lugar de traduzir do inglês para o português, faça o caminho inverso.
Imagine uma situação que você viveu no seu dia ou uma conversa que teve e traduza-a, mentalmente, para o inglês. Basear-se em experiências já vivenciadas, evita que a mudança de chave seja muito abrupta. Com o tempo, você já estará estabelecendo linhas de pensamento em inglês, totalmente do nada.
Esse processo todo é importante, pois uma língua não é construída com o pensamento em outra. As palavras e a gramática são assim em uma língua, em última instância, por que fazem sentido nesta língua. Ninguém as estabelece pensando em como elas vão ficar no português, por exemplo.
Logo, para perder o medo de falar inglês e se comunicar com nativos, você deve seguir uma linha de pensamento análoga a deles. E é importante fazer esse exercício de pensar em inglês constantemente. Preferencialmente, de forma diária.
CONSUMA O QUE VOCÊ GOSTA (EM INGLÊS)
Uma das pérolas de sabedoria, difundida entre vários especialistas de linguística é tornar o aprendizado algo prazeroso. Para perder o medo de falar inglês é a mesma coisa. Recomenda-se assistir a séries e filmes no idioma que se quer aprender. Isso vai tornar o seu aprendizado muito mais rápido (além de mais divertido).
Você fará mais associações com formas de falar, os sons das palavras e os seus significados respectivos. Além de habituar com os diversos sotaques e particularidades de cada região. Isso vai aumentar muito seu vocabulário e autoconfiança.
Uma dica importante é fazer uso das palestras do TED. Elas são inferiores a meia hora cada (menos que os episódios da maioria dos seriados) e fáceis de entender. Como o objetivo é ser didático, a fala é clara e num volume e velocidade de fácil compreensão.
Os assuntos são atuais e muito variados, então é fácil de encontrar algo que o agrade. Além de aprender o inglês, você também aprenderá um pouco mais sobre um determinado tópico.
Dito isso, você pode partir para conteúdos um pouco mais densos. Procure leituras (físicas ou virtuais) sobre esses mesmos assuntos que te agradem. Caso esteja disposto a se arriscar, pode ser sobre algum assunto um pouco mais fora dessa zona, mas o ideal é começar com o familiar.
Para superar o medo de falar inglês, você deve se habituar com assuntos que lhe são caros. Em inglês. Pois ninguém teme o que já conhece.
ADMITA SEUS ERROS
Não pense que é demérito admitir que errou. Ou que as pessoas vão pensar alguma coisa negativa de você. Para perder o medo de falar inglês, você precisa perder o medo de falar que não entendeu o que o outro disse em inglês.
Não importa o quanto você sabe do idioma, todos estão suscetíveis ao erro. Lembre-se: você comete erros de português o tempo todo. Todos nós cometemos.
Ainda mais que existem diversas variações do inglês de um lugar para o outo. São sotaques, expressões idiomáticas e até mesmo, significados diversos para uma mesma palavra. Ou palavras totalmente endêmicas de uma região.
Não se deve ter medo de admitir que errou e perguntar para a pessoa repetir ou explicar o que disse. É, certamente, melhor do que continuar vivendo com alguma dúvida.
O inglês, como qualquer idioma é fruto de um aprendizado constante. Nós, quando começamos a falar o português, tínhamos um vocabulário parco e uma pronúncia quase impossível de entender. Mas isso mudou e vem mudando todo dia. A mesma coisa com qualquer idioma.
Nativos entendem que você está aprendendo e, na maioria das vezes, vão auxiliá-lo a aprender mais. Além disso, somente o fato de você estar aprendendo o idioma local, já os faz ter uma ideia mais positiva de você. E, consequentemente, auxiliá-lo no aprendizado.
USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR
Hoje em dia, é muito fácil encontrar aplicativos que auxiliam no aprendizado de inglês. Existem os mais tradicionais, cuja estrutura assemelha-se a uma aula de inglês.
Há também aqueles aplicativos gamificados, com estrutura semelhante a jogos. Estes podem até oferecer ferramentas de comparação, para você jogar com seus amigos.
Aqueles 5 minutos ociosos podem transformar-se em cinco minutos divertidos e enriquecedores intelectualmente. A loja de aplicativos do seu celular, certamente trará muito boas recomendações para você.
Além disso, existem diversos canais gratuitos no Youtube que são cursos completos. São professores brasileiros ou falantes nativos. Cada qual apresentando uma visão e uma didática diferente. Escolha a sua e aproveite.
Como foi dito ao longo de todo o texto, perder o medo de falar inglês é uma construção. Existem várias dicas que podem auxiliá-lo. Não somente essas contidas aqui.
O ponto focal de toda essa construção é criar autoconfiança. Seja usando esses métodos que citamos aqui ou outros que possa encontrar (ou mesmo criar) o importante é confiar em si mesmo. Pois a sua atitude consigo mesmo é o que fará de você um intelocutor melhor. Não importa com quem esteja falando.
Esperamos tê-los ajudado, bons estudos, muito obrigado e até a próxima!