Olá, leitor!
Já falamos aqui, em outras ocasiões, sobre a importância da música no aprendizado do inglês. Na verdade, em qualquer lista de dicas desse tipo, você encontrará referências ao papel das músicas para prender inglês.
Não é à toa. As músicas exercitam várias habilidades nossas. Elas treinam, claro, a audição, pois a exercitamos, quando ouvimos as canções. Treinam a pronúncia, também, quando cantamos em conjunto. Também têm papel importante na leitura, quando acompanhamos as letras das canções.
Além disso, músicas são o reflexo de uma cultura. Logo, conhecemos gírias e expressões características. E, como a maioria das músicas são diálogos ou histórias, acabamos conhecendo mais sobre esses tipos de textos. Além, é claro, de aumentar o nosso vocabulário.
E, se além de exercitarmos nossa mente, exercitarmos nosso corpo, melhor. Uma caminhada leve nos ajuda a manter o condicionamento físico e você pode usar esse tempo para estudar. Como estamos realizando uma atividade repetitiva, conseguimos nos concentrar em aprender um novo idioma, por exemplo.
Por isso, separamos, abaixo, uma lista com 13 músicas para aprender inglês, enquanto você se exercita um pouco.
Lista de músicas para aprender inglês, enquanto faz uma caminhada
Estamos mostrando uma lista variada. Tanto em estilos musicais, quanto nas habilidades que estas podem nos desenvolver. Contudo, cada uma das opções selecionadas abaixo vão ajudar a você dar uma gás na caminhada ao mesmo tempo em que proporciona divertimento a aprendizado do idioma, pois se tratam de letras musicais simples e mais fáceis de se aprender.
-
Hymn for the Weekend – Coldplay
Essa canção é fruto de uma parceria do grupo com a cantora Beyoncé, lançada em 2016. Como a maioria das músicas do Coldplay, ela tem um ritmo bem tranquilo, então essa é uma ótima canção entre as músicas para aprender inglês disponíveis. Isso, aliado a versos que se repetem na medida certa e rimas que fogem do óbvio, nos presenteiam com ótimas adições ao vocabulário.
Também conseguimos exercitar nossa conjugação verbal. Isso porque a música para aprender inglês passeia por diversos tempos, como o passado e o gerúndio.
-
Pompeii – Bastille
Vamos mudar completamente de ritmo. Em oposição, à música anterior, essa canção é bem mais agitada e dá aquela vontade de cantar junto, exercitando também a nossa capacidade de falar. Apesar de sua letra não ser tão alegre quanto a melodia.
Falando da letra, além de exercitar diversos tempos verbais, como diversas outras nessa lista, ela tem outras utilidades. Ela usa e abusa de advérbios e conectivos, nos ajudando a construir frase mais ricas e complexas.
-
Shape of You – Ed Sheeran
Essa, além de ser uma ótima música para aprender inglês, serve para aumentar o ritmo da sua caminhada e, quem sabe, até tentar uma corrida. Essa música, de 2017, se mostrou como um dos maiores sucessos do artista inglês, que vem em curva ascendente.
Além disso, a letra é muito fácil de se aprender. E, de quebra, ajuda a fixar as lições mais fáceis, como os verbos no presente.
-
Sign of the Time – Harry Styles
Harry Styles é um ex-membro do grupo pop One Direction. E Sign of the Time foi um hit, logo no seu álbum de estreia. O ritmo é ideal para começar a caminhada, pois começa lento e logo engrena.
Com uma letra que fica na cabeça, ela é ótima música para aprender inglês. Sobretudo, para fixar alguns conteúdos, como os verbos compostos e algumas expressões idiomáticas, os chamados idioms.
-
Uptown Funk – Bruno Mars
Essa música, em parceria com o produtor Mark Ronson, certamente, vai animar o seu dia. É quase impossível resistir ao impulso de dançar ao som dessa melodia contagiante e letra grudenta.
Falando na letra, esta apresenta algumas expressões figuras de linguagem e expressões que, certamente, enriquecem seu vocabulário. Além disso, temos, também o uso do imperativo, muito empregado quando damos alguma ordem ou fazemos algum pedido, então, ela é uma boa opção de música para aprender inglês.
-
Cold Water – Justin Bieber
Nessa música, fruto da parceria do artista canadense com a cantora Mø e coletivo de DJs Major Lazer, temos uma batida eletrônica muio marcante.
Além disso, a letra, envolvente, faz dela uma ótima música para aprender inglês, apresentando conceitos como os prhasal verbs. Essas estruturas de linguagem são compostas por verbos em associação a advérbios e a preposições.
-
Love Yourself – Justin Bieber
Outra música para aprender inglês do cantor canadense. Esta tem uma melodia que te estimula a cantar. Além disso, a letra ensina diversas contrações e expressões idiomáticas. Também tem a presença forte de verbos auxiliares do futuro do pretérito. É quase uma aula de gramática para os param para prestar atenção.
-
A 1000 Times – Hamilton Leithauser and Rostam Batmanglij
Com o ritmo calmo e versos que se desenrolam num crescente, essa música para aprender inglês é ideal para aqueles momentos da caminhada em que você precisa manter o ritmo. Ironicamente, o início do clipe mostra uma caminhada e conta de uma pessoa que andou do meio-dia até a noite.
Além disso, a pronúncia dos intérpretes é excelente e bem clara, facilitando a compreensão. A letra também facilita na compreensão do passado simples, mostrando-se, também, quase uma aula básica de inglês.
-
No Tears Left to Cry – Ariana Grande
É mais um sucesso da cantora estadunidense, que emplaca hit atrás de hit. Esse é o mais recente deles e, com certeza, não deve ser o último. Além disso, o refrão é bem característico e, logo, já dá vontade de cantar junto. Por isso, é uma ótima escolha como companheiro de caminhadas
Quanto ao conteúdo das letras, esta se mostra uma excelente música para aprender inglês por apresentar uma linguagem bem informal. Devemos dar destaque para as diversas contrações presentes na letra. E elas são muito utilizadas no idioma. Até mesmo em conversas um pouco mais formais.
-
Viva La Vida – Coldplay
Nem parece. Mas já faz dez anos desde que o grupo, encabeçado por Chris Martin, lançou essa música. A sua melodia é crescente e as batidas lembram um coração batendo. Fazendo dela uma ótima companheira para atividades físicas.
Além disso, esta é uma música para aprender o inglês no início de seus estudos. Isso porque a pronúncia dos vocais é bem limpa e clara. Como a letra trata de um homem que sente nostalgia de seus tempos de glória, a maioria dos tempos está no passado. Por isso aproveite Viva La Vida para estudar esse conteúdo.
-
Don’t Stop Belevin’ – Journey
Essa é para te dar aquele gás nas subidas mais difíceis ou naquele último pique antes de voltar para casa. O ritmo varia bastante, com estrofes mais calmas e um refrão animado, que dá uma enorme vontade de cantar.
Essa se prova uma fantástica música para aprender inglês por conta dos gerúndios presentes nas letras. Diferente do português, seu uso no inglês não fere a norma culta da língua.
-
Don’t Stop me Now – Queen
Outra que, além de ser uma música para aprender inglês, é ótima para manter um ritmo um pouco mais forte em uma caminhada. Esse clássico do Queen, na voz cheia de energia de Freddy Mercury simplesmente, não para, como o título pode sugerir. E, enquanto você a estiver ouvindo, também não terá vontade de parar.
Além das contrações características, temos diversos outros conceitos apresentados na letra. Tais como negação, gerúndio, imperativo e, claro, diversas expressões idiomáticas, que nos revelam detalhes da cultura inglesa.
-
Eye of the Tiger – Survivor
Outra música que é ponto pacífico para qualquer praticante de atividade física. Desde simples caminhadas até lutas, passando, logicamente pelos treinos em academia. Seu ritmo é rápido e, em alguns pontos, fica mais rápido ainda. Após cada refrão, ela dá uma acamada, para o praticante tomar um fôlego.
Além disso, é uma ótima música para aprender inglês. Sua letra dá a impressão que nos deparamos com uma história que se encontra no meio. Nela, o protagonista relembra o que já passou e conta seus planos, ao mesmo tempo que relata o que está fazendo. Logo, é um tratado sobre os tempos verbais.
Dicas de Ouro
Como você viu, a lista de músicas para aprender inglês enquanto nos aventuramos em uma caminhada (ou qualquer atividade física, na verdade) pode ser bem extensa. E é, relativamente fácil de se montar.
A regra principal é colocar as músicas que você gosta e os estilos com os quais mais se identifica. Isso porque estudar inglês deve se tornar um hábito para você. E que forma melhor de criar um hábito que consumindo os conteúdos que mais gostamos?
Além disso, é possível variar entre diversos estilos e ritmos de músicas, de acordo com o tipo de exercício ao qual você quer se prestar.
Também devemos fazer um alerta para que você evite se empolgar demais e vá além dos seus limites. Sua saúde é um assunto sério e você deve consultar um médico ou profissional de educação física antes de dar início a qualquer atividade um pouco mais pesada.
E, conforme o tempo (e a prática) avança, tanto o seu ritmo nos exercícios, quanto o seu nível de inglês vão melhorando. E o hábito de separar e consumir as músicas para aprender inglês durante a caminhada se torna muito mais divertido. E, como já dissemos, quanto mais divertido o seu aprendizado, mais ele vai render.
Esperamos tê-lo ajudado, muito obrigado, bons estudos e até a próxima!