Olá, leitor!
Quando aprendemos inglês começamos sempre do básico, ou seja, aprendemos a nos apresentar, descrever algumas ações no presente e a falar coisas simples e frases usadas no dia a dia. Mas, sempre chegamos em um ponto onde o presente simples e as frases decoradas não são suficientes e precisamos, por exemplo, contar sobre coisas que fizemos no ontem, ou na semana passada.
Isso acontece, porque depois do presente, o passado simples é talvez o tempo verbal mais utilizado no cotidiano.
Sendo assim, vamos descobrir aqui o que você precisa saber sobre o passado simples em inglês.
Passado Simples em Inglês
O Passado Simples, em inglês Simple Past, e também às vezes chamado de pretérito, é a forma do passado que usamos com mais frequência na língua inglesa. Isso acontece porque o passado simples é usado para descrever uma atividade concluída que aconteceu, que ficou no passado. Em outras palavras, uma ação, estado ou sentimento que começou no passado e terminou no passado, e portanto já não é atual.
Observe alguns exemplos de como o Passado Simples, ou Simple Past, é aplicado em situações do dia a dia, isso pode te ajudar a fixar melhor a sua função gramatical e temporal em frases:
- Graham Bell invented the telephone. (Graham Bell inventou o telefone.)
- Frank Sinatra did not write the Girl from Ipanema. (Frank Sinatra não escreveu a Garota de Ipanema.)
- Did you eat pasta yesterday? (Você comeu macarrão ontem?)
Estrutura do Passado Simples na Língua Inglesa
Para entender como funciona e estudar o passado simples, ou simple past em inglês, é importante aprender antes de tudo como formar frases no tempo verbal do passado simples. Sendo assim, vamos começar com as estruturas básicas para formular qualquer frase no passado simples. Estas estruturas são sempre bastantes similares às estruturas utilizadas para construir frases no presente simples, elas apresentam apenas pequenas alterações que veremos a seguir.
Frases Afirmativas
Para construir frases afirmativas, você vai precisar utilizar uma das duas estruturas próprias do afirmativo no passado simples. Estas estruturas são utilizadas dependendo do tipo de verbo que você está conjugando, que pode ser regular ou irregular, e é importante saber quando utilizar uma e outra.
Verbos Regulares
Para formar frases afirmativas com verbos regulares é simples e muito parecido com a formação de frases afirmativas no presente simples, com a adição de um sufixo que ajuda a marcar uma frase no passado simples e torna fácil de reconhecer, o sufixo -ed.
Estrutura Básica:
Sujeito da Frase + Verbo Principal Regular + ed
Exemplos:
- I loved that movie. (Eu amei aquele filme.)
- They liked my picture. (Eles gostaram da minha foto.)
- We lived in London before. (Nós morávamos em Londres antes.)
- He called his mom yesterday. (Ele ligou para a mãe dele ontem.)
DICA: Note como o verbo na terceira pessoa do singular (he / she / it) não difere dos demais quando estamos conjugando os verbos no passado simples, diferente do que acontece no presente simples, onde ele ganha um -s ou -es.
Verbos Irregulares
Já na hora de formar frases afirmativas com verbos irregulares a coisa complica um pouco mais. Aqui não há adição do sufixo -ed como nos verbos regulares, e é por isso que precisamos de uma outra forma de distinção entre as formas no passado simples e no presente simples. Nos verbos irregulares, temos diferentes formas, uma para cada verbo, e não existe uma regra geral, então é necessário memorizá-los. Mas, como estes verbos são muito comuns, você vai aprender a conjugar a maioria deles com muita facilidade.
Estrutura Básica:
Sujeito da Frase + Verbo Principal Irregular Conjugado no Passado Simples
Exemplos:
- I ate pasta and cake. (Eu comi macarrão e bolo.)
- They came back from Ireland. (Eles voltaram da Irlanda.)
- We saw her mom and dad that day. (Nós vimos sua mãe e seu pai naquele dia.)
- He had some horses to sell. (Ele tinha alguns cavalos pra vender.)
DICA: Observe como não existe nenhuma regra que una estes quatro verbos irregulares, além do fato deles não serem conjugados com o sufixo -ed. Isso é bastante diferente do que acontece no presente simples.
Frases Negativas
Para construir frases negativas no passado simples, você vai precisar utilizar estruturas muito similares às do presente simples, ou simple present em inglês. No passado assim como no presente nós temos uma construção negativa que indica o tempo verbal através de um auxiliar. Aqui no passado simples, vamos precisar da conjugação do verbo ‘do’ (que também usamos no presente simples) no pretérito, ou seja, usaremos o auxiliar ‘did’.
Estrutura Básica:
Sujeito da Frase + Auxiliar ‘Did’ + Partícula Negativa “Not” + Verbo Principal Regular ou Irregular
Exemplos:
- I did not love that movie. / I didn’t love that movie. (Eu não amei aquele filme.)
- They did not come back from Ireland. / They didn’t come back from Ireland. (Eles não voltaram da Irlanda.)
- We did not live in London before. / We didn’t live in London before. (Nós não morávamos em Londres antes.)
- He did not have some horses to sell. / He didn’t have some horses to sell. (Ele não tinha alguns cavalos pra vender.)
DICA: Observe que no passado simples, assim como no presente simples, é possível e muito comum fazer uma junção do auxiliar utilizado com a partícula negativa ‘not’, ou seja, você pode usar tanto ‘did not’ quanto ‘didn’t’. Mas tenha em mente que ‘did not’ pode soar muito formar em situações do dia a dia.
Frases Interrogativas
Para construir frases interrogativas no passado simples, você também vai precisar utilizar estruturas muito similares às do presente simples, ou simple present em inglês. Aqui, nas construção de perguntas no passado simples, também vamos precisar da conjugação do verbo ‘do’ (que também usamos no presente simples) no pretérito, ou seja, também usaremos o auxiliar ‘did’.
Estrutura Básica:
Auxiliar ‘Did’ + Sujeito da Frase + Verbo Principal Regular ou Irregular
Exemplos:
- Did I love that movie? (Eu amei aquele filme?)
- Did they come back from Ireland? (Eles voltaram da Irlanda?)
- Did we live in London before? (Nós morávamos em Londres antes?)
- Did he have some horses to sell? (Ele tinha alguns cavalos pra vender?)
DICA: Observe que no passado simples, assim como no presente simples, existe uma troca de posição entre o auxiliar e o sujeito da frase além da adição do ponto de interrogação. Só assim sem pode construir uma frase interrogativa correta.
Quando Usar o Passado Simples na Língua Inglesa
O passado simples, ou simple past em inglês, é usado sempre que queremos falar sobre o passado e não temos nenhuma situação especial que signifique que devemos usá-lo no lugar dos outros tipos de pretérito que ainda iremos aprender. O uso básico e generalizado do passado simples é descrever ou relatar ações, estados ou hábitos acabados no passado.
Com Expressões Sobre o Passado
Nós usamos o passado simples com ações acabadas, estados ou hábitos no passado, quando temos uma expressão de tempo no passado – como as expressões: yesterday ‘ontem’, last week ‘semana passada’, at 2 o’ clock ‘às 2 horas’, in 2003 ‘em 2003’.
Observe os exemplos a seguir para entender melhor o uso destas expressões:
- I went to the cinema last month. (Eu fui ao cinema no mês passado.)
- We spent a lot of time Greece in 2007. (Passamos muito tempo na Grécia em 2007.)
- He had breakfast this earlier morning. (Ele tomou café da manhã hoje mais cedo.)
- You liked that band in the 80’s. (Você gostava daquela banda nos anos 80.)
- She needed to visit the hospital last week. (Ela precisou visitar o hospital na semana passada.)
- They watched a movie at 10 pm. (Eles assistiram um filme às 10 da noite.)
Ações que Começaram e Terminaram no Passado
Nós usamos o passado simples com ações acabadas, estados ou hábitos no passado quando sabemos, por conhecimento geral ou próprio, que o período de tempo em que a ação, estado ou hábito ocorria terminou. Isso inclui quando a pessoa de quem estamos falando está morta.
Observe os exemplos a seguir para entender melhor como funciona este tipo de ação que está completamente no passado:
- Leonardo da Vinci painted the Mona Lisa. (Leonardo da Vinci pintou a Mona Lisa.)
- The vikings dominated Europe. (Os vikings dominaram a Europa.)
- She smoked 20 cigarettes a day, but now she doesn’t smoke anymore. (Ela fumava 20 cigarros por dia, mas agora ela já não fuma mais.)
- I had a dog when I was a child. (Eu tive um cachorro quando eu era criança.)
Como Detalhes de uma Notícia
Nós usamos o passado simples com ações acabadas, estados ou hábitos no passado que introduzimos com o presente perfeito, ou perfect present ou outros tempos verbais. Isso às vezes é chamado de “detalhes das notícias”.
DICA: Pode ser que você não conheça os tempos verbais em que as notícias estão, como o presente perfeito por exemplo, mas isso não impede que você identifique o uso do passado simples na função de verbo principal da frase que acompanha ou detalha a notícia principal.
Observe os exemplos a seguir para entender melhor como funciona este tipo de detalhe ou complemento no passado de uma notícia:
- I have hurt my arm. I fell off a ladder when I was painting the roof. (Eu machuquei meu braço. Eu caí de uma escada quando estava pintando o telhado.)
- She has been on vacations. She went to Ireland and Wales. (Ela esteve de férias. Ela foi para a Irlanda e para o País de Gales.)
- You know him. He went to that Party in Anna’s house. (Você conhece ele. Ele foi àquela festa na casa da Anna.)
Fatos ou Ações Principais de uma História
Nós usamos o passado simples para contar uma história ou relatar uma sequência de eventos, muitas vezes usamos o passado simples para as ações ou pontos principais na história a ser contada e o passado contínuo, ou past continuous em inglês, para as ações que estão no plano de fundo.
DICA: Pode ser que você não conheça o passado contínuo que usamos no plano de fundo, mas isso não impede que você identifique o uso do passado simples na função de verbo principal da história que está sendo contada.
Observe os exemplos a seguir para entender melhor como funciona este tipo de aplicação do verbo no passado simples como elemento ou ação principal em uma história:
I went to a bar. People were talking and music was playing loud. I sat down and ordered a coffee while I waited. (Eu fui a um bar. As pessoas estavam falando e a música estava tocando alto. Eu me sentei e pedi um café enquanto eu esperava.)
She woke up late and had a quick shower. By the time she got to work, her boss was already feeling angry and her co-workers were having a meeting. She took some time to explain why she was late and apologized to everyone. (Ela acordou tarde e tomou um banho rápido. No momento em que ela começou a trabalhar, seu chefe já estava com raiva e seus colegas de trabalho estavam tendo uma reunião. Ela levou algum tempo para explicar por que estava atrasada e pediu desculpas a todos.)
Coisas Irreais ou Imaginárias no Presente ou no Futuro
Agora vamos falar sobre um tópico que ainda será melhor explorado em outros artigos, mas que, apesar de não se tratar de um nível básico ou iniciante, não pode ficar de fora dos usos do passado simples em inglês. Nós usamos o passado simples para falar sobre coisas que não são reais, podendo ser coisas no presente ou no futuro. Então nós usamos o passado simples como verbo do segundo condicional e depois com palavras como ‘wish’ (queria).
Observe os exemplos a seguir para entender melhor como funciona este tipo de aplicação do verbo no passado simples porque, mesmo que você ainda não conheça a segunda condicional, esta estrutura também é muito utilizada na língua portuguesa:
- If I won the lottery, I would buy a new car. (Se eu ganhasse na loteria, compraria um carro novo.)
- I wish I had more money to travel. (Eu queria ter mais dinheiro pra viajar.)
- If she could, she would go back in time to change it. (Se ela pudesse, ela iria voltar no tempo e mudar isso.)
Lista dos Verbos Irregulares Mais Importantes no Passado Simples (Simple Past)
to beat – beat
to become – became
to begin – began
to break – broke
to bring – brought
to build – built
to buy – bought
to catch – caught
to choose – chose
to come – came
to cost – cost
to cut – cut
to do – did
to drink – drank
to drive – drove
to eat – ate
to fall – fell
to feel – felt
to fight – fought
to find – found
to fly – flew
to forget – forgot
to get – got
to give – gave
to go – went
to hang – hung
to have – had
to hear – heard
to hide – hid
to hit – hit
to hold – held
to hurt – hurt
to keep – kept
to know – knew
to lead – led
to leave – left
to let – let
to lie – lay
to light – it
to lose – lost
to make – made
to mean – meant
to meet – met
to pay – paid
to put – put
to read – read (pronúncia: réd)
to ride – rode
to ring – rang
to run – ran
to say – said
to see – saw
to sell – sold
to send – sent
to set – set
to shake – shook
to steal – stole
to sing – sang
to sink – sank
to sit – sat
to sleep – slept
to speak – spoke
to spend – spent
to stand – stood
to swim – swam
to take – took
to teach – taught
to tell – told
to think – thought
to understand – understood
to wake – woke
to wear – wore
to win – won
to write – wrote
Agora que você já conhece o passado simples em inglês, sua estrutura, o seu uso correto e também as suas exceções, não deixe de praticar para fixar todo o conteúdo aprendido aqui. Continue utilizando as estruturas aprendidas neste artigo sempre que você puder, procurando encontrá-las também em músicas, filmes, livros e séries que você assiste. Não deixe de estudar e revisar sempre que possível. Até a próxima!